TRE-ES vai divulgar lista de eleitores que não votaram nos três últimos pleitos

Para evitar o cancelamento do título, regularização deverá ser feita nos cartórios eleitorais de 7 de março a 6 de maio.

TRE-ES vai divulgar lista de eleitores que não votaram nos três últimos pleitos
Uma lista contendo os nomes e os números dos títulos dos eleitores identificados como faltosos aos três últimos pleitos será divulgada a partir desta quarta-feira (20) pelo Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES). Em todo o Estado, 48.703 eleitores se encontram nessa situação. Cada turno é contabilizado como uma eleição, bem como pleitos suplementares já realizados. Os eleitores que estiverem nessa condição terão de 7 de março a 6 de maio para regularizarem sua situação. Caso contrário, poderão ter o título de eleitor cancelado.

As relações contendo os nomes dos eleitores e os números dos respectivos títulos cancelados por ausência aos três últimos pleitos será disponibilizada nos Cartórios Eleitorais e no site do TRE-ES: http://www.tre-es.jus.br/

A Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.594/2018 estabelece os prazos para cancelamento dos títulos eleitorais, bem como para a regularização da situação dos eleitores que deixaram de votar nas três últimas eleições, ou seja, aqueles que não votaram nem justificaram a ausência ao segundo turno das Eleições 2016, ao primeiro e segundo turnos das Eleições 2018, ou às últimas eleições suplementares realizadas.

Segundo o cronograma estabelecido pela norma, nesta quarta-feira (20), os cartórios eleitorais deverão afixar os editais contendo as listagens dos eleitores faltosos aos três últimos pleitos. Apenas aqueles que estiverem nessa situação deverão se dirigir aos cartórios para regularizar sua condição no período de 7 de março a 6 de maio.

Já de 17 a 20 de maio, a Justiça Eleitoral vai cancelar as inscrições daqueles que não regularizaram sua situação, período em que não serão feitas atualizações no cadastro eleitoral. A partir do dia 21 de maio, as atualizações do cadastro serão retomadas.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA