TRE-ES inicia convocação de mesários e colaboradores para as eleições

Convocações terão início no dia 18, mas os interessados em colaborar com o processo eleitoral já podem fazer seu cadastro como mesário-voluntário.

TRE-ES inicia convocação de mesários e colaboradores para as eleições
O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) iniciou os preparativos para a convocação dos mesários, prepostos e colaboradores que atuarão nas eleições 2020. As convocações terão início no dia 18, mas os interessados em colaborar com o processo eleitoral já podem fazer seu cadastro como mesário-voluntário.

Basta acessar o site e realizar a inscrição. Os mesários que já são voluntários podem atualizar seus dados cadastrais para garantir que sua convocação seja efetivada. Segundo o TRE-ES, além de contribuir com o processo democrático brasileiro, quem trabalha nas eleições tem uma série de vantagens:

direito a dois dias folga a cada dia trabalhado como mesário, sem perder o salário. Os dias de treinamento também contam como dia trabalhado;
isenção do pagamento da taxa de inscrição em concursos públicos estaduais, desde que previsto no edital;
vantagem em caso de empate em concurso público, quando previsto no edital.
Podem ser mesários os eleitores com mais de 18 anos em situação regular. Não podem ser mesários os candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau, e também o cônjuge; os membros de diretórios de partidos políticos, caso exerçam função executiva; autoridades e agentes policiais; funcionários no desempenho de cargos de confiança do poder executivo; e servidores e colaboradores da Justiça Eleitoral.

Diferente das eleições anteriores, quando a convocação de mesários era realizada por meio de carta, o TRE-ES fará a convocação dos colaboradores por e-mail ou SMS, a partir da segunda quinzena de agosto, com validação por meio de preenchimento dos dados no site do tribunal.
Os comunicados não terão links em seu conteúdo, evitando a possibilidade de fraudes.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA