TRE-ES desenvolve aplicativo que permite justificativa de voto por meio do celular

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu incorporá-lo ao 'e-Título' para que seja utilizado em âmbito nacional.

TRE-ES desenvolve aplicativo que permite justificativa de voto por meio do celular
O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) desenvolveu o "JustificaES", um aplicativo que possibilitará aos eleitores fazer a justificativa de ausência de domicílio eleitoral no dia da votação pelo celular.

O programa foi concluído em maio e aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que seja utilizado nacionalmente nas eleições 2020.

O TSE decidiu incorporá-lo ao "e-Título". O TRE-ES cedeu o código fonte e técnicos que trabalharam no desenvolvimento da ferramenta, que foram incorporados à equipe de desenvolvimento do TSE.

O "JustificaES" possibilitará, por meio do GPS do celular, atestar que o eleitor está fora de seu domicílio eleitoral.

O preenchimento da justificativa é obrigatório e a validação da identidade do eleitor será feita com a incorporação do aplicativo ao "e-Título", garantindo maior segurança na identificação.

O serviço estará disponível para os sistemas operacionais Android e IOS. A interface do aplicativo é intuitiva e com poucos passos a justificativa é encaminhada para os servidores da Justiça Eleitoral.

Segundo o TRE-ES, o desenvolvimento da ferramenta teve início em fevereiro, antes da quarentena imposta pelo coronavírus e seu objetivo é possibilitar aos eleitores de todo o Brasil, que estejam fora de seu domicílio eleitoral, justificar o voto sem a necessidade de comparecer a uma seção eleitoral ou mesa de justificativa.

Ainda de acordo com o TRE, com o advento das restrições sanitárias decorrentes da pandemia, a ferramenta mostrou-se, além de útil, necessária para preservar a segurança do eleitor.

O aplicativo é o primeiro produto desenvolvido pelo Laboratório de Inovação e Inteligência Artificial do TRE-ES.
 
Fonte: G1/ES.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA