Pesquisa Futura: classes D e E estão entre os maiores eleitores do prefeito de Linhares

Guerino também tem apoio da população mais velha em Linhares. A pesquisa aponta que 56,8% dos eleitores entre 45 e 59 anos disseram que vão votar no prefeito. Entre os eleitores com mais de 60 anos esse percentual é de 56%.

Pesquisa Futura: classes D e E estão entre os maiores eleitores do prefeito de Linhares
Quando os números da pesquisa Rede Vitória/ Futura são analisados de acordo com as características da população do município, chamam a atenção os cruzamentos de dados que especificam a classe social dos que disseram que votam no primeiro colocado das pesquisas, Guerino Zanon (MDB), nas eleições municipais em Linhares. 

Nada menos do que 41,3% dos eleitores das classes D e E disseram que vão escolher o atual prefeito quando perguntados no levantamento espontâneo. Acompanhando esse número, 44,4% dos que disseram optar por Guerino têm o Ensino Fundamental. Embora os dois números sejam destaque, na pesquisa espontânea o prefeito supera os concorrentes em todos os cruzamentos.

No cruzamento de dados da pesquisa estimulada, quando são apresentados os candidatos aos eleitores que responderam à pesquisa, o atual prefeito aumenta os números relacionados às classes sociais D e E, chegando a 56,3% de todos os entrevistados nessa faixa. Aumento também no número de apoiadores no Ensino Fundamental, em que 60,3% disseram que vão votar no atual prefeito.

Guerino também tem apoio da população mais velha em Linhares. A pesquisa aponta que 56,8% dos eleitores entre 45 e 59 anos disseram que vão votar no prefeito. Entre os eleitores com mais de 60 anos esse percentual é de 56%. No recorte que mostra a religião dos entrevistados, o gestor tem 54,9% dos católicos e 53,7% dos evangélicos.

Quando a pesquisa aborda a rejeição dos candidatos, o atual prefeito tem índice maior entre os eleitores da classe A/B, que são os que ganham mais de cinco salários mínimos por mês. O índice é de 22,6%. Nessa classe social, o adversário Lucas Scaramussa (DC) não foi citado por nenhum entrevistado da pesquisa. Quando a análise é de faixa etária, o prefeito tem rejeição de 23,1% entre os eleitores de 16 a 24 anos. É a maior rejeição nesse segmento.

O levantamento aponta ainda que a rejeição entre homens ( 14,4%) e mulheres (14,1%) é praticamente a mesma. Com os adversários mais próximos, há uma diferença. Enquanto os homens (13,9%) rejeitam mais Eliana Dadalto, do Podemos, as mulheres (12,1%) rejeitam mais o petista Professor Antônio de Freitas.
 
Fonte: Rede Vitória de Comunicação | Folha Vitória Online





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA