Horário de votação será das 7h às 17h, com as três horas iniciais reservadas a idosos

Em parcerias com a iniciativa privada, o TSE disponibilizará aos mesários 7,5 milhões de máscaras, para serem trocadas três vezes ao dia, além de 1,8 milhão de "face shields", proteções extras feitas de acrílico

Horário de votação será das 7h às 17h, com as três horas iniciais reservadas a idosos
As eleições municipais de novembro terão uma hora a mais de votação e horário preferencial para idosos, decidiu o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso.

O pleito será das 7h às 17h - abre uma hora mais cedo que o habitual - e as três primeiras horas serão para eleitores acima de 60 anos, que integram o grupo de risco do novo coronavírus.

As medidas foram tomadas para evitar aglomerações e minimizar as chances de contágio nos dias de votação, que neste ano, excepcionalmente, não ocorrerão em outubro, mas em 15 de novembro (primeiro turno) e 29 de novembro (segundo turno, se houver).

A ampliação do horário e o atendimento preferencial foram iniciativas definidas após análise de estatísticos do TSE e avaliação de consultorias técnicas e sanitárias formadas por especialistas da Universidade de São Paulo (USP), do Insper, do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), da Fiocruz e dos hospitais Sírio Libanês e Albert Einstein.

A ideia inicial era apenas fechar o horário de votação uma hora mais tarde, às 18h, mas os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) afirmaram a Barroso que abrir mais cedo era uma opção mais segura, quando não há dificuldades de transporte ou problemas de violência.

Em parcerias com a iniciativa privada, o TSE disponibilizará aos mesários 7,5 milhões de máscaras, para serem trocadas três vezes ao dia, além de 1,8 milhão de "face shields", proteções extras feitas de acrílico. Mais de um milhão de litros de álcool em gel serão distribuídos nas seções.

Os eleitores deverão estar com suas próprias máscaras de proteção e serão orientados a higienizar as mãos na entrada e na saída da votação. Neste ano, devido à pandemia, não haverá identificação biométrica.

"Nós estamos fazendo todo o possível para conciliar, na maior medida, a saúde pública da população com as demandas da democracia. É votando nas eleições municipais que você define o destino da sua cidade e, em última análise, os rumos do Brasil. Vote consciente", disse Barroso, em pronunciamento divulgado pelo tribunal.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA