Eleições em Linhares: justiça recebe 317 registros de candidaturas

Deste total, 12 pretendem concorrer às vagas do executivo e 305 às 17 vagas do legislativo.

Eleições em Linhares: justiça recebe 317 registros de candidaturas
Dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram foram registradas 317 candidaturas às eleições municipais de Linhares. Deste total, 12 pretendem concorrer aos cargos do poder executivo (prefeito e vice-prefeito) e 305 querem ocupar as 17 vagas do legislativo. Na comparação com 2016, o pleito deste ano teve um incremento de 9 registros de candidaturas.  

Os dados do TSE apontam ainda que dos 317 candidatos, 16 tentarão se reeleger. A maioria dos registros (66,9%, ou seja, 212) foi feita por pessoas do sexo masculino, e as demais (33,1%, ou seja, 105) envolvem mulheres. 

Quanto à escolaridade, o TSE mostra que 96 candidatos (30,28%) têm o ensino superior completo e 24 (7,57%) sequer concluíram o Ensino Fundamental.

Em relação aos partidos, o Podemos é líder em registros de candidaturas (28), seguido por PV (27), DC (26), Rede (26) e PSB (26). O PP tem somente um registro.  
 
Exigências

Para a candidatura, a Constituição Federal exige do cidadão nacionalidade brasileira, o pleno exercício dos direitos políticos, alistamento eleitoral, domicílio eleitoral na respectiva circunscrição, a filiação partidária – portanto, as candidaturas avulsas estão proibidas – e a idade mínima fixada para o cargo eletivo pretendido.

No caso de prefeito ou vice-prefeito, o candidato precisa ter 21 anos e, para disputar a vaga de vereador, deve ter 18 anos até a data da posse. Além disso, para concorrer, o postulante a um cargo eletivo precisa estar quite com a Justiça Eleitoral, ou seja, não pode ter multa.

A Resolução TSE nº 23.609/2019 estabelece que qualquer cidadão pode concorrer às eleições desde que cumpra as condições constitucionais e não esteja impedido por qualquer causa de inelegibilidade prevista em lei. Pelo texto, para disputar o pleito, o candidato deve ter domicílio eleitoral na respectiva circunscrição e estar com a filiação deferida no partido político pelo qual pretende concorrer, seis meses antes das eleições.
 
Candidatos a prefeito
Guerino Zanon (MDB)
Marcos Garcia (PV)
Lucas Scaramussa (DC)
Eliana Dadalto (Podemos)
Igor Bellucio (PSOL)
 
Antônio (PT)




COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA