Coronavírus: Câmara de Linhares suspende sessões e eventos públicos no Legislativo

A decisão traz uma série de recomendações para evitar uma possível disseminação do vírus

Coronavírus: Câmara de Linhares suspende sessões e eventos públicos no Legislativo
A Câmara de Vereadores de Linhares, vai suspender as sessões solenes e demais eventos que envolvam aglomeração de pessoas em seu edifício. É uma medida de prevenção à infecção e à propagação do coronavírus (Covid-19).

O comunicado foi editado na tarde deste domingo (15) pelo presidente da Casa, o vereador Ricardo Bonomo, o Ricardinho da Farmácia, e passa a valer a partir desta segunda-feira (16). A decisão traz uma série de recomendações para evitar uma possível disseminação do vírus.

Todos os vereadores, servidores e funcionários que atuem na sede e que apresentem sintomas similares aos da gripe, que tenham tido contato com pessoa potencialmente contaminada pelo coronavírus ou retornado recentemente de países com incidência da doença vão ter de comunicar ao setor de enfermaria da Casa para que as medidas necessárias sejam tomadas.

"Assim que a Secretaria Municipal de Saúde informou sobre os dois casos suspeitos da doença na cidade, na última sexta-feira (13), já tomamos algumas atitudes. De forma preventiva, pessoas com sintomas da gripe foram, imediatamente, dispensadas do serviço",explica Bonomo.

Medidas

Na última sexta-feira (13), a Prefeitura de Linhares comunicou que o município tinha dois casos suspeitos de coronavírus em investigação. Nesse sábado (14), dos dois casos investigados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), um deles foi dado como positivo, enquanto o outro foi descartado.

Depois disso, a Sesa classificou o município como área de transmissão local da doença, já que o morador com a confirmação do caso foi infectado após contato com um parente que veio da Inglaterra já com o coronavírus.

Por conta disso, de forma preventiva, além de suspender sessões que possam ter um grande número de pessoas, o presidente do legislativo tomou outras medidas de cautela. Confira:

- Estão suspensos os eventos e sessões solenes que envolvam aglomeração de pessoas no edifício da CML.

- A suspensão abrange eventos de lideranças partidárias, frentes parlamentares, audiências públicas, além de cursos e eventos, entre outros.

- A galeria vai permanecer fechada. As sessões ordinárias podem ser acompanhadas ao vivo pela TV Sim, no canal 16.1, ou pelas redes sociais.

- Durante as sessões ordinárias, extraordinárias e reuniões das comissões o acesso ficará restrito aos parlamentares e ao corpo técnico.

- Qualquer pessoa que atue nas dependências da câmara vai ter de comunicar, imediatamente, aos chefes de gabinete caso apresente sintomas similares aos da gripe e se tiverem contato com pessoa potencialmente contaminada pelo coronavírus.

- A Câmara de Vereadores vai providenciar a aquisição, com a urgência, de frascos de álcool em gel, termômetros e materiais necessários para a assepsia e desinfecção dos locais de trabalho e demais dependências do prédio.

- Os gabinetes dos vereadores devem evitar visitas e audiências de apoiadores ou lideranças, além de manter as portas e janelas abertas. Assessores que executem atividades externas devem permanecer em sua região de representação política.

- Fica suspensa a autorização de afastamento de servidores e de parlamentares para missão em locais onde houve infecção por Covid-19, constantes da lista do Ministério da Saúde. 





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA