Cerca de 96 mil eleitores capixabas podem ter o título de eleitor e o CPF cancelados

O procedimento para regularizar, ou tirar o título, pode ser feito on-line e termina no próximo dia 4 de maio

Cerca de 96 mil eleitores capixabas podem ter o título de eleitor e o CPF cancelados
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Espírito Santo informou que 96.527 eleitores capixabas ainda não regularizaram o título de eleitor. A não regularização do documento, ou a não retirada dele, pode implicar, entre outros problemas, na suspensão do CPF.

No entanto, ainda há tempo para regularizar ou tirar o título. O prazo se encerra no próximo dia 4 de maio e o procedimento pode ser realizado on-line. Segundo o TRE, o eleitor precisa entrar no site www.tre-es.jus.br e clicar em "Serviço ao Eleitor", no canto superior direito, e em seguida escolher a opção "Autoatendimento ao Eleitor" e depois em "Tire seu Título".

Também é possível regularizar pendências eleitorais pela internet. Para isso, o eleitor deve acessar o menu "Autoatendimento do Eleitor” e clicar na opção "Multa Eleitoral”, que será redirecionado a uma nova página. Depois, desça  a tela até o final até achar o campo "Consulta de débitos do eleitor”.

Após preencher a ficha com informações pessoais, o eleitor deve clicar em "Consultar” e conferir os débitos eleitorais. Depois disso, pode escolher se irá emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU) – que é paga exclusivamente no Banco do Brasil - ou seguir pela opção "Pagar”, que possibilita o pagamento via Pix ou cartão de crédito.

Depois de quitar os débitos, basta dar início ao processo de regularização do documento. Para isso, basta retornar à tela inicial do site do TRE-ES, clicar em "Autoatendimento do Eleitor”, em "Atendimento ao Eleitor” e buscar pelo link "Regularize seu título eleitoral cancelado ou suspenso”.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA