Casagrande declara voto em Lula: “Vou apertar 13”

Governador confirma que deseja ter o apoio do PT e que, seguindo seu partido (o PSB), digitará o 13 na urna na eleição para presidente. Mas seu palanque não será só de Lula. Confira as declarações

Casagrande declara voto em Lula: “Vou apertar 13”
O governador Renato Casagrande (PSB) declarou voto em Lula (PT) na eleição para a Presidência da República. A declaração foi dada na noite desta segunda-feira (13), após evento oficial no Palácio Anchieta. Ele confirmou que deseja ter o apoio do PT na disputa pelo governo estadual e disse que, acompanhando a decisão nacional de seu partido, digitará o 13 na urna na eleição para presidente: "Sim. Vou apertar 13. Vou votar no presidente Lula”.

Casagrande justifica o voto por uma questão de coerência com a posição do seu partido. O governador, como ele mesmo lembra, é secretário-geral do PSB no país (algo como o nº 2 na cadeia de comando partidário). Em abril, o PSB formalizou o apoio ao ex-presidente Lula, que tem como vice o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (agora filiado ao PSB). "O Lula é o candidato do PSB nacional. Naturalmente, é a pessoa em quem eu vou votar. Essa é uma resposta que já está implícita na coligação nacional que o PSB fez. Votarei no Lula. O pessoal do PT local está ciente”, afiança o governador do Espírito Santo.

Com essa declaração, Casagrande dá praticamente o último passo que lhe cabia dar agora na direção de Lula e do PT, em um momento crucial no que diz respeito à definição de alianças regionais entre PT e PSB.

A cúpula nacional do PT estabeleceu o dia 15 de junho (essa quarta-feira) como prazo-limite para definir se estará ou não com o PSB na eleição para governador nos pouquíssimos estados onde ainda existem impasses entre essas duas siglas, e o Espírito Santo é um deles.

Assim, Casagrande faz essa manifestação incisiva a dois dias da data em que a direção nacional do PT pode bater o martelo sobre o cenário capixaba. Se entenderem que esta é a melhor estratégia com vistas à eleição de Lula, os dirigentes nacionais ordenarão que o PT estadual recolha a pré-candidatura do senador Fabiano Contarato e apoie a reeleição de Casagrande.

Para isso, contudo, o mínimo que o PT espera como retribuição de Casagrande é que ele vocalize seu apoio a Lula na eleição presidencial. Casagrande sabe disso, e "o pessoal do PT local” pode até "estar ciente”, mas o aceno do governador na verdade é para a direção nacional da sigla, que é, efetivamente, quem tomará a decisão final sobre o impasse no Espírito Santo.

O movimento de Casagrande em direção a Lula foi gradativo. Em entrevista publicada aqui no dia 14 de março, ele declarou: "Não tenho problema algum em votar de novo no presidente Lula”. Foi assim, um tanto oblíquo, meio tangencial… mas foi um primeiro passo.

No dia 12 de abril, após o PSB formalizar a decisão de coligar-se com o PT na eleição para a Presidência, o governador realizou uma primeira reunião com uma comitiva formada por dirigentes e deputados do PT do Espírito Santo, na Residência Oficial da Praia da Costa. Não foi lá muito frutífera. Adotando um tom pouco resoluto, ele basicamente ganhou tempo.

Já no último dia 6 de junho, numa segunda rodada de negociações sediada no mesmo local com os comissários petistas, Casagrande muniu-se de discurso bem mais assertivo. Declarou aos petistas que gostaria, sim, de contar com a adesão do PT a seu projeto eleitoral no Espírito Santo, e que sim, declararia voto em Lula, mas "do seu jeito”.

Agora, vem a declaração explícita de voto – o que pode até não ser um "Vou me abraçar a Lula no palanque e me agarrar às suas barbas” –, mas é bem mais do que o governador havia concedido até o momento.

Enfim, "decididamente decidido” a obter a adesão do PT, Casagrande parece disposto a fazer a sua parte por isso – ou o que é necessário que ele faça, pelo menos neste momento. Ele confirma: quer contar com o PT. "É o meu desejo. Mas o meu desejo tem o limite do projeto do PT. Se for o desejo do PT também, ótimo: a gente pode formalizar uma aliança.”

Fonte: Coluna Victor Vogas, do ES 360




COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA