Casagrande chama PT capixaba para conversar

Casagrande deve ir hoje a Brasília e, entre outras agendas do mandato, deve ter uma conversa definitiva com a liderança nacional do PSB e do PT sobre as eleições.

Casagrande chama PT capixaba para conversar
O governador Renato Casagrande se reuniu na noite de ontem (06) com a cúpula petista capixaba para debater os palanques nacional e estadual com o partido. É a segunda reunião que o governador faz com a liderança do PT e, ao contrário da primeira, dessa vez ele estaria muito mais aberto à possibilidade de apoiar Lula no Estado. Casagrande deve ir hoje a Brasília e, entre outras agendas do mandato, deve ter uma conversa definitiva com a liderança nacional do PSB e do PT sobre as eleições.

A reunião ocorreu na Residência Oficial da Praia da Costa, em Vila Velha, e durou cerca de 2h30, começando por volta das 19h e às 21h30 ainda não tinha terminado. Ela veio após a divulgação da resolução do PCdoB de que o partido iria apoiar a candidatura à reeleição de Casagrande, mesmo fazendo parte da federação que tem o senador Fabiano Contarato (PT) como pré-candidato ao governo.

Além de Casagrande, da parte do PSB só participou o presidente da sigla, Alberto Gavini. Já do lado dos petistas foi uma comissão: a presidente estadual da legenda, Jackeline Rocha; o deputado federal Helder Salomão, a deputada estadual Iriny Lopes, o ex-prefeito João Coser, o ex-deputado Nunes, Jakson do Sindicato e o professor Alexandre Oxley. O senador Fabiano Contarato, que está numa missão oficial no Uruguai, não participou.

Ninguém falou abertamente sobre a reunião e ela foi tratada em sigilo até para os filiados das duas siglas, mas a coluna "De Olho no Poder” apurou que Casagrande teria sido muito mais incisivo e pragmático com relação às alianças, tanto nacional quanto estadual. Embora a reunião tenha ocorrido após a resolução do PCdoB, ela tinha sido marcada antes.

Casagrande teria demonstrado interesse em ter o PT caminhando com ele e foi falado da possível participação dos petistas no processo, discutindo programa de governo, campanha e também composição da chapa majoritária (vice e Senado). O governador teria explicado que quer liderar um projeto de frente ampla e disse que tem aliados que apoiam outros presidenciáveis, o que consideraria legítimo.

Mas, a decisão do PT capixaba até o momento é de manter a candidatura de Contarato. Hoje, a conversa deve ser transmitida para o presidenciável Lula e para a presidente do PT nacional, Gleisi Hoffmann, que na semana passada deu prazo – até o próximo dia 15 – para que os estados resolvam os impasses na aliança com o PSB. Numa agenda no Sul do País com Lula, Gleisi disse que havia o interesse que PT e PSB caminhassem juntos em todos os estados.

Amanhã (08) também está marcada uma agenda entre os petistas no Estado, mas há o entendimento, porém, que a manutenção ou retirada da candidatura de Contarato está nas mãos do PT nacional. No Estado, ainda há muita resistência com relação ao PT não ter candidatura própria.
 
Fonte: Coluna De Olho no Poder, com Fabiana Tostes, do Folha Vitória.




COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA