Câmara de Linhares vai exonerar todos os comissionados até o fim de dezembro

Ao todo, 191 comissionados vão deixar de fazer parte do corpo de trabalhadores da Câmara de Linhares

Câmara de Linhares vai exonerar todos os comissionados até o fim de dezembro
Os funcionários comissionados da Câmara de Linhares vão ser exonerados até o dia 31 de dezembro de 2020. A decisão, segundo a Casa, é para não deixar nenhuma pendência para o próximo presidente do Legislativo, que assume em 2021.

A medida é do presidente Ricardo Bonomo, que segue no comando do Legislativo até o dia 31 de dezembro. "A gente tomou essa decisão para que o próximo chefe do Legislativo já comece pensando no presente e futuro da Câmara, sem ter que se preocupar com com acerto, pagamentos e indenizações de comissionados de outro mandato”, afirma.

Ao todo, 191 comissionados vão deixar de fazer parte do corpo de trabalhadores da Câmara de Linhares. Assim, vai ficar a critério dos 17 vereadores da próxima legislatura a contratação, a partir de janeiro, dos antigos funcionários ou a escolha de novas pessoas.

"Em início de mandato, sempre tem aquela notícia do gestor antigo que deixou o poder público cheio de pendências. A gente não quer isso! Vamos fazer o acerto de todo mundo, indenizar quem tiver que ser indenizado e deixar a casa arrumada para a nova legislatura”, argumenta Bonomo.

De acordo com a Câmara, o acerto dos comissionados vai ser feito de forma separada. Primeiro, recebem o pagamento do salário e tíquete nesta sexta-feira (18). Depois, no dia 30 de dezembro, a Casa vai fazer o depósito da rescisão.

Nova legislatura

A partir de 2021, a Câmara de Linhares vai ter 17 vereadores, quatro a mais em comparação com a legislatura atual. Em compensação, o número de assessores diminui de 11 para sete. Três deles têm de apresentar diploma de ensino superior, de acordo com as novas regras. As outras quatro vagas são para formados no ensino médio (2) e para os que concluíram o ensino fundamental (2).




COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA