Vinho de Santa Teresa é medalha de ouro em prêmio nacional

A bebida premiada tem passagem por barril de madeira de jequitibá-rosa (árvore símbolo do Espírito Santo), oriunda de floresta caída na Amazônia, mais conhecido como seru.

Vinho de Santa Teresa é medalha de ouro em prêmio nacional
O vinho Tabocas Cabernet Sauvignon (safra 2017), produzido no Vale do Tabocas, em Santa Teresa, região serrana do Espírito Santo, ganhou a medalha de ouro no concurso "Wines of Brazil Awards 2020”, realizado pela Vini Bra Expo, no Rio de Janeiro.

A bebida premiada tem passagem por barril de madeira de jequitibá-rosa (árvore símbolo do Espírito Santo), oriunda de floresta caída na Amazônia, mais conhecido como seru. O concurso premia os melhores do ano em cada campo de atuação do vinho brasileiro. Ao todo foram 2.048 rótulos inscritos.

Com 13 anos de atividade, a Vinícola Tabocas, dos sócios Divanir Zotelli, Sandro Salvador e Vinicius Corbellini, é pioneira na produção do fino Cabernet Sauvignon em terras capixabas e também a primeira a conquistar o ouro nacional.

"Com muita satisfação a gente ganhou este concurso. A safra 2017 foi difícil, pois na colheita invernal em agosto fez muito frio com chuva intermitente. Mas a gente conduziu com dedicação e conseguimos um ganho de vinho. Foi um ano atípico, com safra diferente das outras, mas deu um grande resultado. Na característica final do vinho, 85% é da matéria-prima, o que se pode fazer na adega é muito pouco”, relata Corbellini.

Para o sócio, a medalha consolida o trabalho na vinícola e coloca o Estado em destaque nacional e "potencial produtor de vinho de alta qualidade e excelência”. "Com insistência estamos obtendo bons resultados”, diz.

Em 2019, na mesma competição nacional, a Vinícola Tabocas conquistou duas medalhas de prata com vinhos da safra 2014. De acordo com Corbellini, a diferença é que neste ano foi utilizada madeira brasileira certificada. "É o primeiro Cabernet Sauvignon do mundo maturado em madeira de jequitibá-rosa e a conquistar uma medalha com maturação neste tipo de madeira”, finaliza.
 
Fonte: Safra ES




COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA