Vigilância Ambiental reforça atenção para aumento dos casos de chikungunya em Linhares

De acordo com o boletim semanal de Arboviroses, divulgado pela Vigilância Ambiental, em apenas uma semana houve um aumento de 317% nos casos confirmados da doença.

Vigilância Ambiental reforça atenção para aumento dos casos de chikungunya em Linhares
A secretaria municipal de Saúde alerta para o aumento de casos de chikungunya, também transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, assim como a dengue e o zika vírus. De acordo com o boletim semanal de Arboviroses, divulgado pela Vigilância Ambiental, em apenas uma semana houve um aumento de 317% nos casos confirmados da doença. De janeiro até a primeira semana de junho são 47 notificações e 25 confirmações para chikungunya.

Os casos de dengue também registraram um aumento considerável. Entre a última semana do mês de maio e a primeira semana deste mês de junho, foram 424 casos notificados e 252 confirmações da doença, o que representa um aumento de 25% (dengue). De janeiro até maio deste ano, já foram registrados 1.988 notificações e 1.260 confirmações de dengue.

Em relação à chikungunya, os bairros onde os casos foram confirmados são: Araçá (12), Centro (5) e Interlagos (3). Já os bairros campeões nos casos de dengue são: Interlagos (273), Novo Horizonte (201), Santa Cruz (164) e Aviso (135).

A Vigilância Ambiental monitora e divulga os dados epidemiológicos dos três agravos no mesmo Informe, conforme análise do órgão. "A Secretaria de Saúde está alerta diante deste aumento repentino de casos. Já orientamos todas as equipes de endemias e os agentes de saúde para atenção redobrada a possíveis ocorrências”, afirma o o Assessor Técnico Vigilância ambiental, Sérgio Lubiana. "A notificação correta nos aponta onde está a circulação viral e possibilita a ação”, destaca.

Hábitos simples eliminam o mosquito

Sérgio lembra que hábitos simples do dia a dia podem eliminar o mosquito, uma vez que 90% dos criadouros estão em ambientes domésticos. 

"Neste período em que ainda enfrentamos a pandemia da Covid-19, recomendamos que a população linharense aproveite o momento de permanecer em casa para realizar a constante verificação e remoção dos criadouros do mosquito em todas a área residencial, e alertamos aos proprietários de lotes vazios, que mantenham a limpeza dos mesmos em dia pois a fiscalização de obras e posturas do município continuará notificando e multando aqueles que insistem em deixar os terrenos sujos. Sabemos que a dengue é grave e também pode causar a morte”, disse Sérgio.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA