Vigilância Ambiental alerta que casos de dengue podem aumentar no período chuvoso

Linhares tem 316 notificações para a dengue entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano. Deste total, 123 casos foram confirmados para a doença. Se comparados com os números registrados no mesmo período do ano passado, houve uma redução de 75% nos casos notificados

Vigilância Ambiental alerta que casos de dengue podem aumentar no período chuvoso
Linhares tem 316 notificações para a dengue entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano. Deste total, 123 casos foram confirmados para a doença. Se comparados com os números registrados no mesmo período do ano passado, houve uma redução de 75% nos casos notificados, e de 88% nos casos confirmados.

"Nas últimas semanas a análise epidemiológica tem registrado redução no número de casos confirmados da dengue em relação ao ano passado, mas isso não é sinal para baixarmos a guarda porque o vírus está circulando no Município”, diz o Assessor Técnico da Vigilância Ambiental de Linhares, Sérgio Lubiana.

Os bairros com o maior número de casos confirmados são: Interlagos com 54; Novo Horizonte com 42; Santa Cruz com 18, e Aviso com 16.  "O calor misturado com essa incidência de chuvas é condição favorável para aumentar a proliferação do mosquito transmissor. Então, neste momento devemos redobrar o alerta contra a dengue com a eliminação dos focos e criadouros do mosquito transmissor da doença”, afirma Sérgio.

Sérgio explica, no entanto, que este índice de redução nos casos tira hoje Linhares do cenário crítico da dengue. "Mas não tira a situação de atenção da Secretaria da Saúde e dos agentes de endemias. O cuidado deve acontecer agora, temos que nos mobilizar para que o problema não evolua nos próximos meses”, afirma.

De acordo com a Vigilância Ambiental, 90% dos criadouros do mosquito transmissor da doença estão nos quintais e ambientes internos das residências linharenses. "Esta é uma informação que repetimos sempre, como forma de alerta para que a comunidade nos ajude, eliminando os focos que se concentram em recipientes que acumulam água parada”, ressalta Sérgio.

Ele diz que, com o advento da pandemia da Covid-19, a Secretaria vem orientando os gestores para que realizem um trabalho educativo junto à população, reforçando a importância da remoção dos criadouros nas residências. "Não existem fórmulas mágicas para acabar com a dengue. A eliminação dos criadouros nos ambientes internos e externos dos domicílios é fundamental para que não tenhamos nova epidemia de dengue nos próximos meses”, salienta.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA