Varizes exigem tratamento adequado para evitar complicações, alerta cirurgião vascular

De acordo com o cirurgião vascular linharense, Gustavo Coffler, o tratamento depende das características das varizes de cada paciente.

Varizes exigem tratamento adequado para evitar complicações, alerta cirurgião vascular
Ao contrário do que muita gente acredita, varizes não são apenas um problema estético, mas também de saúde, e exigem tratamento correto para evitar riscos. De acordo com o cirurgião vascular linharense, Gustavo Coffler, o tratamento depende das características das varizes de cada paciente. "A doença venosa é classificada em 6 estágios, que são determinados de acordo com o calibre da veia e a manifestação clinica. Uma avaliação cuidadosa determina qual o melhor tratamento para o paciente” explica Dr. Gustavo. 

Tratamento

Para as veias mais finas em estágios iniciais, normalmente é usada a escleroterapia, popularmente conhecida como "aplicação” e são realizadas no consultório com agulhas e seringas, "Essa técnica já é utilizada há mais de 50 anos, com bons resultados”. O tratamento ainda pode ser realizado com o uso do laser transdérmico, menos invasivo e sem agulhas. Para as veias de médio calibre podemos utilizar a radiofreqüência e o endolaser, em que um cateter especial é inserido na veia afetada. Por ultimo também utilizado para as veias de médio e grosso calibre, temos como opção o tratamento cirúrgico.

No caso na safena, veia de maior calibre, a indicação é cirurgia de forma direta ou por meio de técnicas de radiofrequência ou endolaser que efetuam o tratamento por meio de punções. "Com isso, não há cortes, há menos hematomas, o tempo do procedimento é reduzido e a recuperação é muito mais rápida”, exemplifica o cirurgião vascular. 

A tendência atual dos tratamentos, segundo Coffler, é minimizar as intervenções e os cortes. "Habitualmente, se faz com raque anestesia, porém em alguns casos, podemos utilizar anestesia local e sedação. Assim o paciente vai para casa e retorna à sua vida profissional em dois ou três dias. É isso que todos querem”, explicou.

A evolução da doença venosa é progressiva e pode chegar a estágios avançados com manchas pela pele, trombose venosa e formação de úlceras ao redor do tornozelo. Portanto, o tratamento precoce objetiva sempre minimizar e evolução da doença.
Se o tratamento não for feito de modo correto e por um profissional qualificado, complicações como pequenas feridas de pele, manchas pela pele ou ainda queimaduras, no caso do laser, podem ser um desagrado para o cirurgião vascular. Para reduzir riscos, o médico diz que a avaliação clínica é fundamental, seguida de exames como o eco color doppler.

O médico ressalta outros fatores fundamentais para o diagnóstico e tratamento das doenças vasculares. "Não só as doenças venosas, como as varizes, as úlceras de perna e a trombose venosa, mas também as doenças arteriais, como os aneurismas arteriais e a doença obstrutiva aterosclerótica, podem ser problemas muito sérios para os nossos pacientes. Os aneurismas podem romper, aumentando assim a chance de óbito e a falta de circulação nas pernas, chamada isquemia dos membros inferiores podem determinar a gangrena”, listou Coffler.

Além do tratamento, o médico destacou a importância da prevenção de doenças vasculares. "Recentemente a SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular) lançou uma campanha chamada Check Up Vacular, que visa a identificação precoce, prevenção e tratamento das doenças vasculares. Os pacientes com predisposições as doenças vasculares devem fazer acompanhamento periódico de acordo com a suas necessidades e orientação do seu médico”.

Orientações simples para prevenir o aparecimento de varizes. Veja algumas dicas:

-Evite excesso de peso, adotando uma alimentação equilibrada;
-Tome pelo menos 3 litros de água diariamente.
-Antes de começar um tratamento com pílula anticoncepcional, consulte um médico e peça mais explicações;
-Não fique o dia inteiro na mesma posição. Se for inevitável, levante e ande a cada 20 minutos, isso irá estimular a circulação sanguínea;
-O uso de meias compressivas minimizam a evolução das varizes e seus sintomas.
-Tenha cuidado com exercícios como a musculação de alta carga ou a aeróbica de alto impacto, porque provocam uma maior tensão nos vasos e, por consequência, a sua dilatação.
-Sempre que possível, deite-se com as pernas elevadas, para favorecer o retorno venoso, já que os pés ficarão mais altos que o coração;
-Jamais trate as varizes sem o acompanhamento de um cirurgião vascular. 





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA