Varíola dos macacos: ES envia alerta aos serviços de saúde para identificação de casos suspeitos

Até o momento, não existem casos suspeitos da doença no Brasil. De acordo com o subsecretário de Vigilância em Saúde do ES, Luiz Carlos Reblin, o surgimento de possíveis casos será monitorado no estado.

Varíola dos macacos: ES envia alerta aos serviços de saúde para identificação de casos suspeitos
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Espírito Santo enviará, nesta quarta-feira (25), uma espécie de recomendação para que os serviços de saúde fiquem atentos ao surgimento de casos suspeitos da varíola dos macacos no estado.  A informação foi dada pelo subsecretário estadual de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin.

"Estamos emitindo um alerta hoje na Secretaria Estadual de Saúde para todos os serviços de saúde do Espírito Santo para que, na hipótese de alguém com sintomas dessa doença, ela possa receber adequadamente, fazer o isolamento e as tratativas para definir o diagnóstico, se de fato trata-se da varíola do macaco ou de outra doença", disse Reblin.

O subsecretário reforçou que até o momento não existem casos suspeitos da varíola dos macacos no Brasil e recomendou "tranquilidade". "É uma doença de menos transmissão de pessoa a pessoa. Portanto, não há motivo para termos uma preocupação muito maior do que a de vigiar se alguém aparece com sintoma ou não", pontuou.

Por outro lado, Reblin esclareceu que, apesar do nome dado à doença, os macacos também são vítimas dela e não oferecem risco à população. "O macaco não tem nada a ver com a transmissão da varíola para as pessoas. É importante explicar isso para as pessoas não fazerem confusão como foi no momento da febre amarela. O macaco também é uma vítima da doença", disse.
 
Fonte: G1/ES




COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA