Vacinação antirrábica em São Rafael, Japira e Rio das Palmas nesta semana

A ação no interior do município visa atender aqueles que não conseguem se deslocar à sede do município para a vacinação

Vacinação antirrábica em São Rafael, Japira e Rio das Palmas nesta semana
Nesta semana, equipes da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), da Secretaria Municipal de Saúde, estarão nas Unidades Básicas de Saúde de São Rafael, Japira e Rio das Palmas para realizar a vacinação de cães e gatos contra a raiva animal.

De acordo com o calendário de vacinação, amanhã (28), a ação será realizada no distrito de São Rafael, das 7h às 13 horas. Na quinta-feira (29), a vacinação acontece em Japira, das 7h às 13 horas. Já na sexta-feira (30), a vacinação de cães e gatos será na comunidade de Rio das Palmas, das 7h às 10 horas.

A ação no interior do município visa atender aqueles que não conseguem se deslocar à sede do município para a vacinação. A ação teve início nas propriedades rurais do distrito de São Rafael e já vacinou mais de 1.000 animais. "Nosso objetivo é garantir que os cães e gatos do interior sejam todos vacinados", destacou o assessor técnico da Vigilância Ambiental, Sérgio Lubiana.

Ainda, conforme Lubiana, o Dia D de Vacinação contra a doença será divulgado posteriormente assim que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) definir a data, que irá acontecer nos postos de vacinação dos bairros da sede. Na ocasião devem ser imunizados cerca de 30 mil animais, entre cães e gatos.

São vacinados cães e gatos a partir do terceiro mês de vida. As fêmeas, que estejam prenhes ou amamentando, também podem ser vacinadas. Animais doentes ou em tratamento não devem ser vacinados e os proprietários devem apresentar a carteira de vacinação e, caso ainda não a tenha, receberão uma no ato da imunização. 

Vacinação na sede

Moradores da sede do município, que pretendem imunizar seu animal de estimação, podem se dirigir à Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), no bairro Três Barras. O atendimento acontece de terça a quinta-feira, das 7h30 às 16 horas. Não é mais necessário realizar agendamento.

"A distribuição da vacina foi normalizada pelo Ministério da Saúde permitindo a realização da campanha em todo o município. Com isto, não se faz necessário o agendamento. Basta se dirigir à Unidade de Vigilância no horário de atendimento. Em razão da pandemia, pedimos a todos que evitem aglomerações e usem máscara", diz a veterinária e responsável técnica da UVZ, Marcelle de Almeida Amaral.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA