Unidade de Saúde do Araçá faz ação de prevenção ao câncer do colo de útero

Ação acontece neste sábado (17), das 7h às 11h e contará ainda com atualização do cartão de vacina da Saúde da Mulher e a realização de testes rápidos de glicemia e HIV.

Unidade de Saúde do Araçá faz ação de prevenção ao câncer do colo de útero
A Unidade de Saúde do bairro Araçá, em Linhares, realiza neste sábado (17), das 7h às 11h, a coleta do exame para prevenção do cân- cer do colo do útero. Os exames serão feitos pelo clínico geral e pela enfermeira da unidade, Adelma Dias dos Santos Rosa. Durante o exame, as pacientes referenciadas na região 1 – que é uma parte do bairro Aviso - receberão também orientações preventivas relacionadas à saúde feminina.

Os atendimentos ocorrerão por ordem de chegada. A expectativa é que sejam realizados em torno de 60 exames, que poderão detectar alterações nas células do colo do útero que causam câncer. As mulheres devem comparecer à Unidade de Saúde portando um documento de identificação (RG), CPF e o cartão do SUS e aguar- dar o atendimento.

Para realizar o exame - que é indolor, simples e rápido - é preciso seguir algumas orientações: não manter relação sexual, mesmo com camisinha, dois dias antes do exame; evitar o uso de duchas, medica- mento vaginais e anticoncepcionais locais e não estar menstruada, ou aguardar sete dias após o ciclo.

Além do preventivo, a ação contará com atendimento odontológico com palestra com a dentista Lívia Maria Canal, além de testes rápidos de glicemia capilar, HIV, VDRL, HBSAG e HCV.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA