Sem coveiro em cemitério, família enterra corpo de trabalhador rural em Bebedouro; veja vídeo

'Falta de responsabilidade', diz viúva de homem que foi enterrado. Prefeitura desmente família e diz que escavação manual estava impossível devido a seca.

Sem coveiro em cemitério, família enterra corpo de trabalhador rural em Bebedouro; veja vídeo
Uma família do distrito de Bebedouro, no interior de Linhares, teve que enterrar o próprio parente no último fim de semana. Foram os irmãos, cunhados e primos que precisaram colocar o caixão do trabalhador rural Elias Gomes Lima, de 42 anos, na cova. Isso porque, no horário marcado para o sepultamento, não havia coveiro no Cemitério São Sebastião, administrado pela Prefeitura. A vítima estava internada no Hospital Rio Doce em decorrência de uma queda ocorrida no Natal e faleceu na tarde do primeiro dia do ano. O enterro estava marcado para sábado (02) pela manhã.

A esposa do trabalhador rural, Lindinalva Nunes da Silva, de 32 anos, disse que na manhã de sábado por volta das 7 horas, foi ao cemitério avisar o responsável pela gestão do local, identificado pelos familiares como Gildo Ferraz, que o sepultamento seria às 9 horas, mas, a resposta que tiveram dele é que o cemitério não possuía coveiro e que o trabalho deveria ser executado pela própria família. De acordo com Lindinalva ele apontou o espaço onde a cova teria que ser aberta e colocou os equipamentos a disposição da família.

Devido à rigidez do solo em decorrência da seca, a esposa pediu uma máquina retroescavadeira emprestada numa loja de material de construção de Bebedouro para abrir a cova. O buraco foi aberto até determinado ponto e o restante da cova foi aberta pelos familiares e amigos do trabalhador rural que participam do enterro. "Foi um ato de desumanidade. Eu só peço que as autoridades resolvam o problema para que outras famílias não passem pelo mesmo constrangimento que a nossa”, disse emocionada a diarista.

A irmã da esposa da vítima, a doméstica Maria José Nunes da Silva, confirmou todo o ocorrido com o seu cunhado a reportagem do Site de Linhares e disse ainda que a sepultura não ficou como deveria ser. "Achei tudo isso um absurdo, uma dor na alma. É uma vergonha e isso não deveria acontecer”, critica. 

Prefeitura desmente família

A Prefeitura tem uma versão diferente da apresentada pela família. Por meio de Nota a secretaria municipal de Administração, garante que o cemitério de Bebedouro conta com coveiros para atender a demanda da região. 

Alega que nos episódios registrados neste fim de semana, foi o profissional e não os familiares que solicitou a utilização de uma máquina -tipo retroescavadeira- para realizar a perfuração do solo, pois a escavação manual estava impossível devido à compactação do solo em virtude da seca. 

Em relação à informação de que familiares teriam escavado qualquer área, a Prefeitura diz desconhecer o fato e ressalta que um profissional do cemitério acompanhou toda a ação. Qualquer denúncia ou reclamação pode ser feita na Ouvidoria Geral através dos telefones 3371-6786 ou 0800 283 7585. Pessoalmente, o atendimento é realizado na Avenida Augusto Calmon, nº 1117, Centro, no antigo prédio da Câmara de Vereadores. As fotos e vídeo são do Site de Linhares.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA