Secretaria de Meio Ambiente identifica fogo em área de preservação ambiental no Pontal do Ipiranga

A área de restinga está localizada na Avenida das Estrelas; somente no fim de semana foram identificados três pontos de incêndio nas áreas verdes.

Secretaria de Meio Ambiente identifica fogo em área de preservação ambiental no Pontal do Ipiranga
Aproximadamente 8.000 m² metros quadrados de área de preservação foram consumidos por queimada, no balneário Pontal do Ipiranga. As áreas de restinga estão localizadas na Avenida das Estrelas e próximo a Avenida do Sol. A degradação da área foi identificada na última sexta-feira (16), e durante a operação da secretaria municipal de Meio Ambiente nesta segunda-feira, dia 19, foram constatadas outras. 

O fogo foi controlado pelos profissionais do Corpo de Bombeiros com o auxílio da população e dos Guardiões do Bioma. O caso foi registrado em Boletim Unificado e já é investigado pela Polícia Civil. Toda a extensão consumida pelo fogo integra o Projeto de Recuperação de Área Degradada (PRAD), desenvolvido pela Semam e uma empresa privada – a fim de contribuir, principalmente, para o desenvolvimento da vegetação nativa e na fixação de sedimentos nas praias. 

"É uma área protegida por lei e também utilizada pela fauna. A Semam acionou logo os profissionais do Corpo de Bombeiros ainda na sexta-feira, e agora irá requerer um foco direcionado da equipe dos Bombeiros, Guardiões do Bioma na tentativa unir esforços na preservação da Mata Atlântica”, revelou a bióloga da secretaria municipal de Meio Ambiente, Paula Durão Gama.

De acordo com a bióloga, é necessário maior conscientização por parte da população na preservação destas áreas. "A faixa de areia e as áreas de vegetação nativa devem ser protegidas – o que requer um esforço coletivo para termos resultados efetivos. Por isso, pedimos às pessoas para que respeitem os limites e não destruam a vegetação que já havia começado a florescer”, solicita;

Sobre o PRAD

O Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) é um estudo realizado em áreas que sofreram degradação pela ação do homem ou naturalmente. O plano especifica um conjunto de medidas, técnicas, ferramentas e materiais que assegurarão o restabelecimento dos ambientes desequilibrados e sem chance de recuperação natural.

Os métodos de recuperação são definidos de acordo com as características bióticas (seres vivos de uma comunidade) e abióticas (fatores não vivos do ambiente) da área, conhecimentos sobre o tipo de impacto causado, resistência das espécies selecionadas e sucessão ecológica secundária, ou seja, o desenvolvimento de uma nova comunidade.

Danos e denúncias

A recuperação ambiental faz parte dos trabalhos desenvolvidos pela Semam. E o projeto de cercamento de restinga e instalação de placas é de suma importância para recuperação da orla e das áreas verdes do Pontal do Ipiranga. Portanto, a secretaria conta com o apoio de todos para a conservação dos equipamentos.

Denúncias de vandalismo ou crimes ambientais podem ser encaminhadas à Secretaria de Meio Ambiente, da Prefeitura de Linhares, através do telefone (27) 3372 2067 ou e-mail: semam@linhares.es.gov.br




COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA