Rio Doce atinge marca 5,5 metros e famílias ribeirinhas são resgatadas

Devido à cheia, a estrada de acesso a Povoação tem pontos de inundação. Nível do rio pode chegar a 5,7 metros até as 23 horas desta quarta (12)

Rio Doce atinge marca 5,5 metros e famílias ribeirinhas são resgatadas
O nível do Rio Doce atingiu a cota de 5,5 metros, na tarde desta quarta-feira (12), de acordo com a Defesa Civil Municipal de Linhares. A previsão é que a cota do rio atinja a marca de 5,7 metros até as 23 horas de hoje.

Devido à cheia, duas estradas de acesso ao distrito de Povoação, via beira-rio, apresentam pontos de inundação e estão interditadas; enquanto o acesso pela ES-010 – trecho que liga à Unidade de Tratamento de Gás de Cacimbas (UTGC) –, está comprometido, passando apenas veículos com eixo alto.

Famílias resgatadas

Nesta quarta (12), as equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros fizeram o resgate de duas famílias moradoras de Povoação, sendo seis adultos e uma criança, que já estão em casas de parentes. No Olaria, também duas famílias (quatro adultos e uma criança) foram retiradas e encaminhadas à casa de familiares.

No momento, 12 famílias da comunidade do Olaria já foram retiradas de suas casas e estão abrigadas no ginásio poliesportivo do bairro Conceição. As 32 pessoas – sendo 23 adultos e nove crianças – são assistidas pelas equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social. No local, elas recebem atendimento em saúde e psicológico, alimentação e produtos de higiene pessoal.

Conforme as condições do nível do rio, nas próximas horas, outras famílias devem ser retiradas das regiões ribeirinhas. Desde ontem, dia 11, o grupo de trabalho, formado por diversas secretarias municipais, está em alerta e preparado para executar ações de combate aos impactos da cheia do rio Doce.

Alerta

Por conta das chuvas que incidem na Bacia do Doce, em Minas Gerais, a Defesa Civil Municipal continua em alerta, mantendo o esquema de plantão 24 horas para atender ocorrências e realizar o monitoramento nos pontos que podem ser afetados por inundações.

A população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone do Plantão 24 horas: telefone (27) 99983 5661. Os chamados também podem ser feitos pelo 153, da Guarda Civil Municipal, e pelo 193 do Corpo de Bombeiros.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA