Regência celebra Festa do Caboclo Bernardo e 30º Encontro de Bandas de Congo neste fim de semana

A programação terá início no sábado, dia 12, com apresentação de Congo Mirim, a partir das 17 horas.

Regência celebra Festa do Caboclo Bernardo e 30º Encontro de Bandas de Congo neste fim de semana
Neste fim de semana, a comunidade de Vila de Regência Augusta celebrará a memória de sua mais ilustre personalidade: o herói capixaba Caboclo Bernardo. A festa centenária acontece junto ao 30º Encontro de Bandas de Congo, que será realizada em uma pousada local e com transmissão ao vivo pelo canal da Prefeitura de Linhares no YouTube.
 
A programação terá início no sábado, dia 12, com apresentação de Congo Mirim, a partir das 17 horas. O encerramento das festividades será no domingo (13), com a apresentação do Teatro Zé Grilo com a peça "O trabalhador brasileiro que não desiste nunca”, às 20 horas.

Devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o evento será realizado conforme as orientações sanitárias de prevenção à doença, ou seja, em ambiente aberto, sem a presença de público e no formato live. No local, haverá controle de acesso dos prestadores de serviços e aferição de temperatura dos participantes. Ainda será disponibilizado álcool 70% e todos os envolvidos na produção do evento serão obrigados a utilizarem máscaras de proteção.

De acordo com os organizadores do evento, a live pretende beneficiar aproximadamente 3.000 pessoas, dentre eles moradores e turistas. "A festa de Caboclo Bernardo é um movimento cultural e folclórico que fortalece e preserva as tradições locais, gerando renda e oportunidades para a comunidade; além de fomentar a cadeira produtiva do turismo da Foz do Rio Doce”, destaca o secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Ivan Salvador Filho.

O evento é realizado pela Associação Comercial e Agroindustrial de Regência (ACR), com o apoio da Prefeitura de Linhares e da Fundação Renova, por meio do Edital Doce.

Caboclo Bernardo: o herói capixaba

Bernardo Brumatti José dos Santos, conhecido como "Caboclo Bernardo”, foi um herói nacional, pescador, nascido na Vila de Regência que, em 1887, salvou 128 marinheiros do Cruzador Imperial Marinheiro, da Marinha do Brasil. A Festa do Caboclo Bernardo, desde 1930, está inserida na memória dos moradores e na história do Espírito Santo.

Durante a festividade, a Vila é toda voltada para contar a trajetória e homenagear a história e cultura local. No altar, junto às imagens de São Benedito e Nossa Senhora Aparecida, é exposta a foto do Caboclo Bernardo. Da mesma forma que reverenciam São Benedito, a comunidade reverencia Caboclo Bernardo, prestando-lhe a homenagem devida.

A figura do Caboclo Bernardo tornou-se maior que a história, e acabou por se integrar às lendas e à cultura do Rio Doce.

PROGRAMAÇÃO:

12/06 – Sábado
17 horas – Banda de Congo Mirim
17h20 – Banda Natividade Regência
19 horas – Banda Macucos

13/06 – Domingo
17 horas – Encontro de Bandas de Congo
17h50 – Teatro Auto do Caboclo Bernardo
19 horas – João Victor do Acordeon
20 horas – Teatro Zé Grilo "O Trabalhador Brasileiro Que Não Desiste Nunca”





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA