Procura por ivermectina dispara nas farmácias de Linhares

Em uma drogaria da cidade, cerca de 500 caixas do remédio foram vendidas em duas horas. Médico diz que ainda não há evidência de que o medicamento trata ou previne a Covid-19.

Procura por ivermectina dispara nas farmácias de Linhares
Depois do aumento da demanda por álcool em gel, máscaras de proteção facial, cloroquina e vitaminas, por conta da pandemia de coronavírus, as farmácias vêm registrando nos últimos dias um crescimento considerável nas vendas de Ivermectina. O medicamento, tradicionalmente utilizado para o tratamento de vermes e parasitas, tem sido incluído em protocolos de tratamento da Covid-19. E por não exigir prescrição médica, há quem recorra ao remédio como medida de prevenção ao vírus, fazendo a procura disparar no mercado.

Em Linhares, uma farmácia do centro vendeu cerca de 500 caixas do medicamento em duas horas, conforme relata a gerente, Isabela Monti. "A procura é tanta que, no momento, não tenho no estoque. Nós até conseguimos comprar, mas agora, os fornecedores só vendem 30 caixas por CNPJ, juntamente com outros remédios, numa espécie de combo”, conta.

Gerente de outra farmácia da região, Onileto Urbano confirma que a procura pela ivermectina aumentou consideravelmente, inclusive por ser um medicamento que não exige a prescrição. O preço do remédio chega a R$ 33 em algumas drogarias. 

Eficácia ainda não foi comprovada

O diretor técnico do Hospital Rio Doce, o médico Ronaldo José de Souza, reforça que, até o momento, não há evidência de que a Ivermectina é eficiente contra o coronavírus, tanto na profilaxia (prevenção) quanto no tratamento. "Alguns centros de estudo estão pesquisando, mas ainda não temos respostas definitivas. Alguns profissionais de saúde já estão prescrevendo. Esta medicação mata o vírus in vitro, mas não sabemos ainda se funciona in vivo”, alerta. 
 
Fonte: Correio do Estado





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA