Procon alerta para golpes de financeiras contra aposentados e pensionistas

Desde o início do mês de setembro, foram registrados mais de 200 casos deste tipo, o que deixou o Procon atento ao problema, já que um número cada vez maior de consumidores procuram o órgão relatando a mesma situação.

Procon alerta para golpes de financeiras contra aposentados e pensionistas
O Procon de Linhares faz um alerta a aposentados e pensionistas sobre empréstimos consignados cujos valores não tenham sido contratados pelos mesmos. Desde o início do mês de setembro, foram registrados mais de 200 casos deste tipo, o que deixou o Procon atento ao problema, já que um número cada vez maior de consumidores procuram o órgão relatando a mesma situação. O Procon é um órgão vinculado à secretaria municipal de Segurança Pública e Defesa Social.

De acordo com o diretor do órgão, Geraldo Roza, os consumidores relatam que percebem um valor maior no extrato bancário, proveniente de uma transferência (TED) feita por outra instituição financeira. Muitos desses consumidores só percebem que o valor se trata de um empréstimo não contratado no mês seguinte à descoberta do valor adicional na conta, quando as parcelas do empréstimo começam a ser cobradas em desconto direto em folha.

Muitos consumidores, ao identificarem o valor a mais na conta, tentam contato com o banco para informar que não contrataram o empréstimo e solicitarem o cancelamento do contrato e a devolução dos valores. Porém não obtêm sucesso.

De acordo com o Procon, há indícios de que alguns bancos e agências credenciadas a financeiras e afins estejam realizando transferências de valores diretamente nas contas onde pensionistas e aposentados recebem seus benefícios, sem, contudo, autorização e solicitação dos mesmos, configurando atitude fraudulenta.

"Diante desse quadro que estamos vivenciando, os Procons de todo o Brasil, bem como o de Linhares, alertam os aposentados e pensionistas para não atenderem ligações de números desconhecidos e nunca informar dados referentes a documentos. Se precisarem utilizar a margem de 5% ofertada, que procurem primeiro seu banco de origem”, explica Geraldo.

"Os casos  também são encaminhados para o Ministério Público Federal e ao Ministério Público Estadual para que se abra uma investigação, não só para averiguar a invasão nas contas dos consumidores, bem como para que seja apurada a liberação dos empréstimos junto ao INSS”, explica Geraldo.

Atendimento

Devido a pandemia do novo coronavírus, o Procon está fazendo atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 15 horas, através de senhas, ou por meio do telefone 27 3372-2129, e do site www.procon.es.gov.br.

O Procon fica localizado na Avenida Augusto Calmon, 1.117, no Centro, próximo ao Mercado Municipal, na antiga sede da Câmara Municipal.

Empréstimo consignado

– A autorização para contratação do empréstimo consignado feita pelo idoso deve ser prévia, expressa e por escrito;
– É proibida a contratação por telefone;
– As instituições financeiras só podem procurar aposentados e pensionistas para oferecer empréstimos, financiamentos e cartões de crédito após 180 dias da concessão do primeiro benefício;
– Desconfie de propagandas que prometem empréstimos com "Taxa Zero”;
– Guarde o material publicitário (jornais, revistas, folhetos) com informações sobre o empréstimo;
– Não há necessidade de intermediários para contratar o empréstimo, em caso de dúvidas o consumidor deve manter em sigilo seus dados pessoais;
– Jamais empreste seu nome para outras pessoas, pois a responsabilidade pelo pagamento será sempre de quem o contratou;
– Não faça empréstimo sem necessidade;
– Ao assinar um contrato de empréstimo consignado, fique atento aos seguintes itens antes de assinar: indicação do número de parcelas a pagar; data de início e de término das prestações; custo efetivo com e sem a incidência de juros;
– Cuidado com o chamado "cartão de crédito consignado”, que é um cartão de crédito cujo apenas o valor mínimo da fatura é descontado diretamente do salário líquido ou benefício do INSS, podendo gerar acúmulo de faturas e mais dívidas.

Fraudes com cartões bancários

– Não acesse suas informações via link recebido por mensagem, e-mail ou redes sociais;
– Não compre produtos a partir de links recebidos por e-mail, Whatsapp, Facebook, Instagram ou qualquer outra rede social;
– Não conceda suas informações e senhas por ligações telefônicas, mensagens, nem compartilhe com outras pessoas;
– O cartão de crédito é pessoal e intransferível, por isso não entregue-o a outra pessoa;
– Os bancos não fazem recolhimento de cartão, por isso atenção com o "Golpe do Motoboy”;
– Na hora de inutilizar/descartar um cartão de banco, corte o chip e a tarja preta que fica no verso do cartão. É no chip e na tarja que estão registradas as informações bancárias da pessoa.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA