Primeira UPA Infantil de Linhares está em pleno funcionamento

A UPA funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. A equipe é composta por diversos profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e pessoal administrativo.

Primeira UPA Infantil de Linhares está em pleno funcionamento
Linhares passa a contar a partir de agora com a sua primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Infantil 24 horas. Localizada no bairro Shell, a UPA é uma estrutura de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e a porta de urgência hospitalar.

Com capacidade de atender as urgências infantis, a unidade contribui para diminuir as filas nas emergências dos hospitais. A UPA funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. A equipe é composta por diversos profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e pessoal administrativo.

Além de concentrar todos os atendimentos infantis de urgência, toda a ala pediátrica do HGL foi transferida para a UPA do bairro Shell. O atendimento será exclusivo para pacientes de 0 a 16 anos, numa forma de proteger esse público daqueles com sintomas e suspeitas do novo coronavírus. Para receber a UPA Infantil 24 horas, todo o prédio passou por um rigoroso processo de higienização.

Conforme o secretário municipal de saúde, Saulo Rodrigues Meirelles, com o pleno funcionamento da UPA Infantil 24 horas, mais um grande passo para o atendimento humanizado em Linhares. "Com toda a nossa equipe capacitada, vamos levar um atendimento humanizado, em um ambiente acolhedor. Com esse novo espaço vamos otimizar o atendimento, atendendo em média 180 crianças por dia”, salientou.

O secretário explicou que o novo serviço também contará com exames de imagem e laboratorial para auxiliar no diagnóstico e tratamento. Além disso, Meirelles destacou que a UPA Infantil irá garantir condições de atendimento aos pacientes infantis, trazendo tranquilidade aos papais e mamães que necessitarem de atendimento para seus filhos no sistema de saúde do Município.

A Unidade de Pronto-atendimento 24 horas, no bairro Shell, foi projetada para os atendimentos de crianças de 0 a 16 anos. Com a pandemia, a UPA precisou ser transformada numa Unidade Sentinela para os pacientes com suspeitas e sintomas do novo coronavírus. Agora, os serviços de atendimento do COVID foram transferidos para o Hospital Geral de Linhares, que concentrará os serviços da unidade sentinela e internações. Essa ação permitiu a abertura da UPA Infantil, com funcionamento 24 horas.

Satisfação no atendimento

Vanessa Neves Loureiro, moradora do bairro Planalto, precisou levar o filho Guilherme, de 7 anos, ao médico e foi atendida na Upa.  "Essa transferência foi uma decisão muito acertada, principalmente nesse momento em que estamos vivendo agora. Na UPA, o local é mais espaçoso, o ambiente é bem mais arejado e a estrutura é modernizada. Os funcionários daqui foram bem dispostos e super atenciosos em nos ajudar. Fui muito bem recebida e estou satisfeita com o atendimento”, disse Vanessa.

Atendimento e Equipe

A Unidade de Pronto Atendimento Infantil (UPA), conta com uma equipe composta por médicos especializados em pediatria, no atendimento de urgência e emergências, para atender pacientes até 16 anos. Com atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana.

A UPA Infantil é uma unidade de urgência, que atenderá os pacientes que necessitam de atendimento imediato. Cada caso será classificado de acordo com a situação de risco e necessidade de assistência médica imediata.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA