Prefeitura anuncia obras que acabarão com alagamentos no centro de Linhares

Serão investidos R$ 30 milhões na obra que tem prazo de 36 meses para ser executada.

Prefeitura anuncia obras que acabarão com alagamentos no centro de Linhares
O prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, anunciou ontem (21), o início imediato das obras de macrodrenagem do Centro da cidade, que sofre com recorrentes problemas de alagamento e vai receber uma nova rede de drenagem. O anúncio aconteceu durante a apresentação dos detalhes da obra para os representantes da Associação de Moradores do bairro Centro, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Linhares e da Associação para o Desenvolvimento de Linhares (Adel).


A macrodrenagem prevista busca, principalmente, evitar futuros alagamentos na região do bairro Centro e desafogar a drenagem existente no bairro Aviso, mais especificamente na Avenida Wenceslau Braz. Para isso, foi prevista drenagem com bueiros tubulares na grande maioria das ruas. Na Rua Comendador Rafael e adjacentes foram projetadas galerias celulares para poder suportar toda drenagem para posterior lançamento no Rio Doce.


A nova rede de drenagem prevê a construção de túnel bala pelo método não destrutivo com extensão de 316 metros, 5.186 metros lineares de redes tubulares e 178 metros lineares de galerias. Ao todo, a bacia de contribuição soma mais de 350.000 metros quadrados de área. O projeto já foi licitado e está orçado em R$ 30 milhões, de recursos próprios da Prefeitura de Linhares, e o prazo de conclusão é de 36 meses.


Durante a execução das obras de macrodrenagem será necessária a interdição gradual de algumas vias de grande movimentação de veículos e pedestres. Os moradores desses locais serão informados previamente sobre o impacto na redução de mobilidade que as intervenções ocasionarão.


O prefeito Bruno Marianelli pediu a compreensão dos moradores da região durante o período de execução das obras. "Essa é uma obra que trará muitos benefícios, vai minimizar os alagamentos, mas antes precisaremos fazer intervenções significativas, que serão realizadas com planejamento para termos os menores impactos possíveis", disse Bruno.


De acordo com o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, João Cléber Bianchi, as soluções para a drenagem do bairro resultarão em reflexos positivos nas condições da saúde, na segurança e na circulação urbana, na proteção e valorização de bens imóveis e na promoção de novos empreendimentos e negócios.

O presidente da Associação de Moradores do bairro Centro, Miguel Pagotto, destacou que esta é uma obra de alta complexidade. "No início, pode causar algum transtorno, mas o objetivo dela é evitar os impactos da chuva – o que vai proporcionar grandes benefícios para o centro de Linhares, especialmente para os comerciantes, pois sofrem muito com os alagamentos", ressaltou Pagotto.




COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA