Pipas deixaram mais de 22 mil residências de Linhares sem energia

Contato das pipas com a rede elétrica pode causar acidentes graves, além da interrupção do fornecimento de energia.

Pipas deixaram mais de 22 mil residências de Linhares sem energia
Um levantamento feito pela EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, alerta para o aumento expressivo de ocorrências relacionadas a pipas na rede elétrica. Nos últimos 12 meses (janeiro a dezembro/2020), mais de 22 mil clientes de Linhares tiveram o fornecimento de energia interrompido por conta de pipas na rede de energia. Em todo o Estado, foram mais de 450 mil ocorrências em 2020, sendo que no mesmo período de 2019, esse número foi de cerca de 200 mil.

 O gestor da EDP, Marcio Costalonga, ressalta que a brincadeira de pipa deve ser feita sempre de forma segura. "Sempre trabalhamos para restabelecer o fornecimento de energia o mais rápido possível, mas nossa preocupação maior é com a segurança. O contato das pipas com a rede elétrica pode causar acidentes graves. As pessoas devem buscar espaços abertos, como parques e campos onde não exista o risco de contato com os fios de energia”, destaca.

É importante lembrar ainda que, no contexto de pandemia, o fornecimento de energia elétrica se torna mais essencial, seja para abastecer unidades de saúde, hospitais, mercados e residências, o impacto das interrupções é ainda mais preocupante.

Costalonga ressalta ainda que as linhas de pipas com cerol ou produtos cortantes causam desligamentos ao romper os cabos de energia e, também, podem provocar curtos-circuitos, ao ficarem presas na fiação e serem puxadas, interrompendo o fornecimento de energia para os moradores da região.  "Um curto circuito ocasionado por pipas na rede elétrica pode provocar desde danos materiais, até queimaduras, amputação de membros ou levar ao óbito. As pessoas nunca devem intervir na rede elétrica. A EDP deve ser acionada e equipes técnicas são deslocadas para fazer a limpeza da fiação e restabelecer o fornecimento de energia” acrescentou.




COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA