Nova Avenida Hans Schmoger, no Conceição, ganha corredor de ipês-amarelos

São 88 mudas da espécie, nativa do Bioma Mata Atlântica, que começaram a ser plantadas nos berços abertos ao longo de toda a avenida

Nova Avenida Hans Schmoger, no Conceição, ganha corredor de ipês-amarelos
Em alguns meses a nova Avenida Hans Schmoger, no bairro Conceição, vai virar o novo cartão-postal de Linhares. A via passa por obras de revitalização e reabilitação executadas pela Prefeitura de Linhares e ganhou um corredor de ipês-amarelos. A avenida é um dos principais corredores viários do Município.

São 88 mudas da espécie, do bioma Mata Atlântica, que começaram a ser plantadas nos berços abertos ao longo da avenida. As mudas estão com aproximadamente dois metros, um tamanho considerado ideal para serem colocadas no canteiro. Os ipês foram escolhidos para o compor o corredor por serem espécies nativas da flora brasileira de notável beleza na florada.

Outra vantagem é o enraizamento mais uniforme para dentro do solo. O secretário municipal de Meio Ambiente, Fabrício Borghi Folli, explica que por terem enraizamento mais profundo no solo, os ipês têm menos possibilidade de danificar o passeio. "O trabalho é longo, precisa ser feito com qualidade para garantir o bom desenvolvimento das plantas, com as raízes tocando o solo virgem. Assim, as raízes não se espalham na superfície”, diz Borghi.

Segundo o secretário de Obras e Serviços Urbanos, João Cleber Bianchi, a escolha dos ipês-amarelos para a a nova Avenida Hans Schmoger foi feita de acordo com as características e funções da espécie, mas sempre com planejamento para que não haja interferência nos fios da rede elétrica ou no passeio, por exemplo. "O corredor de ipês vai proporcionar um ambiente mais agradável e vai contribuir com o aumento de áreas verdes da cidade”, afirmou o secretário.

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, destacou a importância da obra pela necessidade desencadeada pela expansão da cidade, além de refletir a preocupação da Prefeitura em dar excelência às ações governamentais que possam garantir mais qualidade de vida para a população e tornar Linhares mais sustentável.

"Estamos revitalizando a Hans Schmoger e valorizando o paisagismo, que embeleza e proporciona mais qualidade de vida a nossa cidade. O nosso projeto, ao longo dos próximos quatro anos, é tornar Linhares mais verde, mais urbana e mais sustentável”, destaca o prefeito.

Nova Avenida Hans Schmoger

Os serviços integram o projeto de revitalização e reabilitação da avenida, que já recebeu melhoria na rede de drenagem pluvial, regularização da pavimentação em blocos de concreto e o reassentamento de meio-fios, além de pavimentação asfáltica, postes para a implantação de iluminação de LED e implantação de cruzamentos elevados.

O projeto de revitalização da Avenida Hans Schmoger inclui ainda a implantação de 2,06 quilômetros de ciclovia – centralizada na faixa de circulação da via –, instalação de elevados para passagem de pedestres e implantação de sinalização viária (placas verticais, tachões refletivos e pintura de faixas).





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA