Nível do Rio Doce cai 15 centímetros e chega a 5,53 metros

Como medida preventiva, 30 famílias - que totalizam 93 pessoas -, todas do Olaria, recebem total assistência da Prefeitura de Linhares no ginásio poliesportivo do bairro Conceição.

Nível do Rio Doce cai 15 centímetros e chega a 5,53 metros
O nível do Rio Doce caiu para 5,53 metros na tarde desta quarta-feira (29), uma queda equivalente a 15 centímetros em comparação aos 5,68 metros que atingiu na noite desta terça-feira (28), informa a Defesa Civil Municipal de Linhares. A previsão é que à meia-noite desta quinta-feira (29) o rio atinja os 5,43 metros. Conforme ainda o órgão, vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, a tendência é que o volume do Rio Doce, em Linhares, continue caindo nas próximos dias. 

Como medida preventiva, 30 famílias - que totalizam 93 pessoas -, todas do Olaria, recebem total assistência da Prefeitura de Linhares no ginásio poliesportivo do bairro Conceição. No ginásio, todos recebem refeições (café da manhã, almoço, café da tarde e jantar), atendimento psicológico, além de acompanhamento de assistentes sociais e recreadores. Outras 15 pessoas continuam desalojadas e preferiram seguir para a casa de parentes. 

Um grupo de trabalho formado por representantes das secretarias municipais de Segurança Pública e Defesa Social, Saúde, Assistência Social, Educação, Turismo e Esporte, Obras e Serviços Urbanos, Agricultura, além de membros do 2º Batalhão de Bombeiros Militar de Linhares, faz o monitoramento de toda a evolução no nível do Rio Doce, além de acompanhar os boletins meteorológicos emitidos pelos órgãos climáticos.

Além do monitoramento, o grupo realiza vistorias às áreas de riscos e visitas às comunidades para orientação a população e como elas devem agir e quais os canais acionar em casos de alerta e situações adversas.

Prontidão

A Defesa Civil Municipal de Linhares segue monitorando as condições do Rio Doce e mantém um esquema de plantão 24 horas para atendimento a ocorrências, envolvendo casos de possíveis alagamentos, deslizamentos de terra e inundações.

Em situações de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone do Plantão 24 horas: telefone (27) 99983 5661. Os chamados também podem ser feitos pelo 153, da Guarda Civil Municipal, e em casos extremos de urgência no 193, do Corpo de Bombeiro.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA