Motos barulhentas: motociclistas são autuados por uso irregular de escapamento

A ação denominada “Operação Silêncio” foi conduzida pelo Departamento Municipal de Trânsito, e autuou 91 motociclistas por usarem descargas livres, conhecidas por kadron, que emitem sons acima do permitido pela legislação municipal, além de outras infrações de trânsito.

Motos barulhentas: motociclistas são autuados por uso irregular de escapamento
Durante o mês de maio, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Linhares, por meio do Departamento de Trânsito (Detro) e da Guarda Civil (GCM), realizou diversas operações com vistas a fiscalizar os condutores adulteram o escapamento dos seus veículos, sobretudo as motocicletas, e demais infrações de trânsito.

A ação denominada "Operação Silêncio” foi conduzida pelo Departamento Municipal de Trânsito, e autuou 91 motociclistas por usarem descargas livres, conhecidas por kadron, que emitem sons acima do permitido pela legislação municipal, além de outras infrações de trânsito.

Ao todo foram cinco operações realizadas em pontos estratégicos da cidade, no mês em que foram intensificadas as ações do "Maio Amarelo”. "Durante o mês de maio foram intensificadas as operações da Guarda Civil Municipal, visando o aumento do policiamento nas ruas de Linhares, em parceria com o Detro. O intuito das operações foi inibir vários tipos de crimes e promover um trânsito mais seguro”, destaca a agente da Guarda Civil, Leia Rocha.

De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança, apesar de ser considerada infração grave, conforme o artigo 230, inciso VII do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o uso do acessório kadron tem se tornado comum entre os motociclistas de Linhares.

A prática, além de promover a perturbação do sossego público, é nociva à saúde da população, pois pode causar alterações na estrutura interna do aparelho auditivo por emitir barulho excessivo, bem como lançar maior volume de gás carbônico na atmosfera.

A penalidade por escapamento barulhento é de multa de natureza grave, no valor de R$ 195,23, cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e retenção do veículo até que o proprietário faça a regularização do equipamento.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA