Morre em Linhares, aos 83 anos, a historiadora e escritora Therezinha Durão Costa

Historiadora e escritora não resistiu às complicações de uma angioplastia e faleceu na tarde desta segunda-feira, num hospital de Linhares

Morre em Linhares, aos 83 anos, a historiadora e escritora Therezinha Durão Costa
Morreu na tarde desta segunda-feira, aos 83 anos, a historiadora e escritora linharense Therezinha Durão Costa. De acordo com informações, ela não resistiu a um procedimento de angioplastia realizado num hospital de Linhares. Therezinha foi uma das fundadoras da Seccional Regional Linhares do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (Serlighes) e deixa um legado imensurável de história, conhecimento e amor por Linhares. 

O velório de Dina Therezinha acontece na capela mortuária da Rua da Conceição, no centro de Linhares, e o seu sepultamento está marcado para às 16 horas no Cemitério Nossa Senhora da Conceição, também no centro. 

- Além da família, a grande paixão dela era Linhares, a história e os livros. Ela lia o tempo todo e nestes últimos tempos estava adorando se dedicando ao livro que lançaria no próximo dia 28 de agosto dedicado ao futebol linharense. Foi uma grande estudiosa, que deixou um legado que não vai se apagar - relata Reuber Nascimento, presidente da Serlighes. O livro a ser lançado tem o título "Resenhas – Futebol em Linhares”. 

O secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Linhares, Fabrício Lopes, considera Therezinha uma referência na história de Linhares, e destaca a relevância da sua atuação em muitas causas, sempre de forma muito ativa.

- Ela foi uma excelente profissional. Como professora, como líder, defendia as causas de muita gente, sempre em prol daquilo que acreditava. Contribuiu muito com a história da nossa Linhares, sendo inclusive presidente da Serlighes.  Uma perda pra todos nós. Fica a nossa imensa gratidão - destaca o secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Linhares, Fabrício Lopes. 

A escritora Norma Astrea Nunes Grunewald também externou sua tristeza pela perda de Therezinha Durão Costa. Num texto cheuio de sentimentos ela traduz a historiadora e escritoria como uma mulher de perserverança, de luta, de amor à vida, aos seus, a Linhares e à memória da cidade. 

"Therezinha nos lega exemplos de perseverança, de luta, de amor à vida,  aos seus, a Linhares e à memória de nossa cidade. Tenho muita honra e sou grata a Deus por ter podido participar de momentos muitos especiais das famílias Pestana e Durão e por ter presenciado e registrado momentos de demonstrações de puro amor a essa mulher tão especial para todos”, disse em um trecho do depoimento.

Ela prossegue: "Nessas ocasiões eu era carinhosamente chamada por ela de "Normitcha" e isso sempre me alegrou. As ruas, os ambientes de Linhares e as letras já estão mais pobres e tristes, mas conclamo todos a não deixarmos que Therezinha seja desconhecida pelos jovens e crianças que nos sucederão”. 

Por fim, Norma oferece seu abraço apertado aos filhos da historiadora: "À Teca, Evandro, Clarice, Thais, Evadrinho e Tirso eu ofereço o meu abraço apertado, meu beijo carinhoso e o desejo de que Deus os console amorosamente, enquanto acolhe em Seu reino essa alma que, por mais tempo, preferia estar conosco. Por ela aguardam todos a quem ela só fez bem. Não foram e não são poucos”, finalizou.

A foto é reprodução das redes sociais. 





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA