Linhares registra aumento de 23% nos casos confirmados de dengue

Maioria dos casos está no bairro Interlagos.

Linhares registra aumento de 23% nos casos confirmados de dengue
De janeiro até este mês de julho, Linhares já notificou 3.898 casos de dengue, sendo que 3.360 foram confirmados e um óbito está sob investigação. O número de confirmações, divulgado pela Prefeitura de Linhares, apresentou crescimento de 23%, na comparação com o mesmo período do ano passado.

A maioria dos casos está concentrada no bairro Interlagos, mas há registros preocupantes também no Santa Cruz (421 casos), Aviso (357), Novo Horizonte (188), Araçá (185) e Centro (168).

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, informa que tem monitorado os casos e também mudado as alternativas e a intensidade das ações de combate ao vetor em determinadas regiões.

Além das visitas domiciliares e bloqueio de casos notificados de dengue, a Vigilância Ambiental trabalha com tratamentos em pontos estratégicos do município, tais como oficinas, cemitérios, borracharias, floriculturas, entre outros estabelecimentos.

O secretário de Saúde de Linhares, Saulo Rodrigues Meirelles, explica que o mais importante é a participação da sociedade na eliminação dos focos de dengue. "Nós, enquanto poder público, atuamos em três níveis: a vigilância, que é o monitoramentos dos casos da doença; a atenção, que é a assistência médica aos pacientes infectados; e a erradicação, que é a eliminação dos focos. A participação de todos nesse processo é de fundamental importância. Se cada um fizer a sua parte, vamos conseguir acabar com a dengue". 

Como prevenir

Para evitar a proliferação do mosquito da dengue, é necessário que cada cidadão se empenhe nesse processo, mantendo as calhas sempre limpas; as caixas d’água bem vedadas; verificando se não existe água acumulada nas lajes; escovando as bordas das vasilhas de água e comida de animais; descartando lixos, entulhos e pneus nos locais adequados, por exemplo. 

Chikungunya

Os agentes registraram em Linhares, de janeiro a julho deste ano, 37 notificações de chikungunya, com a confirmação de apenas um caso. A doença também é transmitida pelo Aedes aegypti. 





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA