Linhares lança projeto que vai reinserir mulheres vítimas de violência ao mercado de trabalho

A solenidade, realizada na noite desta terça-feira (27), no Auditório Paulo Joaquim do Nascimento, na sede do Sesi/Senais, no bairro Aviso, foi conduzida pela vice-governadora do Estado do Espírito Santo, Jaqueline Moraes e pelo prefeito de Linhares, Guerino Zanon.

Linhares lança projeto que vai reinserir mulheres vítimas de violência ao mercado de trabalho
Luta, igualdade, oportunidade, respeito e autonomia são as palavras chaves do projeto Encoraja Elas lançado pela Associação para o Desenvolvimento de Linhares (Adel) em parceria com o Sistema Findes, Brametal, Weg, Sicoob, Grupo Brinox, Prefeitura de Linhares, Câmara Municipal, com o apoio do Ministério Público do Espírito Santo e da Delegacia de Proteção à Mulher. Também participaram da solenidade as mulheres que integram a primeira turma do projeto. 

A solenidade, realizada na noite desta terça-feira (27), no Auditório Paulo Joaquim do Nascimento, na sede do Sesi/Senais, no bairro Aviso, foi conduzida pela vice-governadora do Estado do Espírito Santo, Jaqueline Moraes e pelo prefeito de Linhares, Guerino Zanon. 

O projeto propõe o fortalecimento e a consolidação dos serviços e políticas públicas voltados ao enfrentamento, atendimento e prevenção à violência contra a mulher e, principalmente, a implantação e o fortalecimento das ações voltadas à promoção da autonomia da mulher como agente transformador e propulsor da sociedade. 

"É fundamental elaborar e desenvolver políticas públicas que estimulem o crescimento da participação da mulher como grande potencial transformador da sociedade. Precisamos combater as desigualdades históricas, hoje agravadas pela pandemia com a perda de emprego e renda e o aumento da violência doméstica e do feminicídio, especialmente entre as mulheres mais pobres. Cabe ao Estado, ao Município e a sociedade civil organizada fomentar ações e apoiar iniciativas que potencializem a reconhecida capacidade organizativa e solidária dessas mulheres, para que se fortaleçam e se cuidem mutuamente, como sempre tem sido nas infinitas adversidades que lhes caem sobre os ombros”, afirmou a vice-governadora do ES, Jaqueline Moraes.

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, reafirmou o compromisso da gestão com a causa e disse que é preciso mostrar os números para combater a violência. "A violência contra a mulher é uma realidade dentro da nossa sociedade e cresceu substancialmente durante a pandemia. Esses números têm que ser revelados, por mais constrangedores que sejam, porque teremos um parâmetro para combater e diminuir através de políticas públicas”, afirmou.

Guerino disse em seu pronunciamento que é preciso pensar no ser humano com toda a sua potencialidade e criatividade, destacando o projeto Encoraja Elas. "A sociedade tem muito a evoluir e isso depende muito da consciência de cada um de nós. Como contribuição nesse processo, para intensificar nossas ações de implantações de políticas públicas para as mulheres, a Prefeitura de Linhares é parceira deste belo projeto, que tem por objetivo retirar a mulher da dependência do agressor, possibilitando através de capacitação profissional a inserção no mercado de trabalho e sua autonomia financeira", afirmou. 

O prefeito também lembrou que essa construção deve ser coletiva, com a participação de toda a sociedade, de todos os poderes públicos, instituições e entidades.

Segundo o ex-presidente e diretor de Comunicação da Adel, Marcelo Japhert, esse projeto significa um passo muito importante no enfrentamento à violência contra a mulher, mas também na "prevenção, que através do nosso entendimento se dá por meio do empoderamento da mulher, da promoção da autonomia, e principalmente do respeito a essa mulher com condições de igualdade e dignidade".

A titular da Delegacia de Proteção à Mulher da 16ª. Delegacia Regional de Linhares, Suzana Soeiro, o projeto não exclui o Estado e o Município de suas responsabilidades de gestores, promotores e executores das políticas de proteção e promoção da mulher, mas articula e divide responsabilidades com toda a sociedade. 

"A única maneira de quebrar esse círculo de violência é fazendo com que essa mulher se torne protagonista da própria história, fazer com que essa mulher possa gerir a própria vida, possa decidir para onde ir e para onde vir. É com a união de todos que vamos fazer com que os números da violência contra a mulher diminuam em Linhares", destacou.


Participaram da solenidade, o Promotor de Justiça, Dr. Emanoel Gagno; a secretária municipal de Assistência Social, Luciana Mantovanelli Amorim; os vereadores Roque Chile, Therezinha Vergna, Alysson Reis, Juarez Donatelli, Roninho Passos, Gilson Gatti e do vice-presidente institucional do Sistema Findes, Ocimar Sfalsin, além dos representantes das empresas parceiras do projeto. 







COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA