Linhares inicia vacinação contra a paralisia infantil nesta segunda-feira (8)

As doses da vacina estão disponíveis em todas as 31 salas de vacinação dos bairros e do interior

Linhares inicia vacinação contra a paralisia infantil nesta segunda-feira (8)
Atenção papais e mamães: todas as crianças de Linhares, dos bairros e do interior, que têm mais de 6 meses e menos de 5 anos de vida e devem ser vacinadas contra a poliomielite. A campanha nacional, iniciada nesta segunda-feira, dia 8 de agosto, vai até o dia 9 de setembro. Até lá, todas as 31 salas de vacinação da Prefeitura de Linhares, nos bairros e do interior, estarão com doses disponíveis da vacina contra a doença, de acordo com a rotina de cada Unidade de Saúde. A meta é atingir 95% de cobertura. 

O secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meirelles, explicou a importância da imunização. "Há décadas estamos controlando essa doença e é imprescindível que toda criança com até 5 anos de idade tome a vacina, independente de já ter sido vacinada anteriormente. Só assim continuaremos mantendo Linhares livre da paralisia infantil".

A secretaria municipal de Saúde orienta que os responsáveis levem a caderneta de vacinação para a conferência das doses aplicadas e atualização da situação vacinal da criança. Para entrar nas unidades de saúde será obrigatório o uso de máscaras, exceto para crianças que tenham no máximo dois anos.  

Ao lançar campanha nacional, o Ministério da Saúde alerta que a cobertura vacinal da poliomielite em todo o país vem apresentando resultados abaixo da meta de 95% desde 2016. Com isso, o objetivo do governo federal é alcançar a adesão ideal da vacina contra a poliomielite na faixa etária de 1 a menores de 5 anos, além de reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos. 

Ainda segundo o órgão de saúde, as vacinas contra o novo coronavírus poderão ser administradas de maneira simultânea com as demais do calendário nacional – ou com qualquer intervalo – na população a partir de três anos de idade.

Paralisia infantil

A poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença infectocontagiosa causada pelo poliovírus e atinge principalmente crianças. A contaminação ocorre por via fecal-oral, ou seja, pelo contato direto com as fezes ou secreções expelidas pela boca das pessoas infectadas.

A maior parte das infecções é assintomática. Quando ocorrem, os sinais são parecidos com os de outras doenças virais, como gripe, febre e dor de garganta, náusea, vômito, constipação, dor abdominal e, raramente, diarreia. Cerca de 1% dos infectados pode apresentar paralisia nos membros inferiores, cuja principal característica é a perda de força muscular e dos reflexos.

A poliomielite pode ser evitada por meio da vacinação, que compreende quatro doses a partir de 2 meses de idade. Ela está disponível em todas as unidades de saúde de Linhares.




COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA