Linhares inicia pré-inscrições para castração de 600 animais, entre cães e gatos

O projeto é dividido em duas fases: na primeira serão castrados 150 animais, e na segunda outros 150, entre cães e gatos

Linhares inicia pré-inscrições para castração de 600 animais, entre cães e gatos

Para estimular o controle populacional de animais domésticos e, consequentemente, o número de animais abandonados, a Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais (Semam), promove a ação de castração gratuita de cães e gatos.  Ao todo está prevista a castração de 600 animais nas duas fases do projeto.

 

A primeira fase ocorrerá a castração de 150 animais machos e 150 fêmeas, entre cães e gatos e o pré-cadastro tem início nesta segunda-feira (3), através do endereço eletrônico: http://linhares.es.gov.br/departamento-de-bem-estar-animal/

 

Serão contemplados com a esterilização animais que estiverem sob o amparo de ONGs/Associações/Grupos de Proteção e/ou indicados por elas; sob a tutela de beneficiários de programas sociais; animais errantes encontrados em vias públicas do município, e aqueles que vivem com outros animais da mesma espécie e sexo diferente, a fim de evitar a procriação entre eles.

 

"A fase de pré-cadastro será realizada de forma on-line em razão da pandemia, sendo acompanhada por nossas equipes para identificar a necessidade de apresentação de outros documentos, se os apresentados são válidos, se os animais correspondem aos critérios apresentados na Instrução Normativa. Após a triagem, os cadastros são encaminhados à clínica responsável pela castração, para dar prosseguimentos aos exames necessários para a cirurgia”, informa o secretário de Meio Ambiente, Fabrício Borghi Folli.

 

Bem-estar animal

 

Além de impedir a procriação desenfreada, a castração também proporciona o bem-estar animal, ao inibir a incidência de cânceres e outras doenças do trato reprodutor de fêmeas e machos. "A castração prematura reduz consideravelmente a ocorrência de tumores mamários, doenças sexualmente transmissíveis, cistos ovarianos e infecção uterina”, informa a assessora técnica na Semam, Renata Rangel Rosa.

 

"Já nos machos, a esterilização previne o aumento da próstata e a ocorrência de câncer; diminui consideravelmente os casos de infecção urinária, tumor testicular e hérnias perineais. Com a castração, os animais têm melhor comportamento, tornam-se mais dóceis e têm maior expectativa de vida”, completa Renata Rosa.

 

Conforme a assessora técnica, o ideal é que a castração seja realizada em animais antes dos cinco meses de idade, ou seja, antes do primeiro cio das fêmeas e, nos machos, anterior à fase da puberdade – que é a fase de desenvolvimento dos hormônios sexuais.

 

Para o projeto, de acordo com a Secretaria de Meio Ambiente de Linhares, foram investidos mais de R$ 320 mil por meio do Fundo Municipal de Conservação Ambiental (FUNDEMA). O primeiro lote já está empenhado e vai beneficiar 300 animais entre cães e gatos.

 

Requisitos para castração gratuita

 

Antes de realizar o pré-cadastro, o responsável pelo animal deve estar ciente das seguintes informações:

 

- O tutor/responsável deve residir no município de Linhares;

 

- Os animais devem ter idade mínima de 5 (cinco) meses e máxima de 7 (sete) anos;

 

- Possuir carteira de vacinação e estar com a vacina antirrábica e a vermifugação em dia (nos últimos 12 meses);

 

- Isentos de pulgas e carrapatos;

 

- Estejam em condição física aparentemente satisfatória;

 

- A responsabilidade no transporte do animal – do local de moradia até a clínica – é do tutor/responsável, seja para a realização de exames, procedimento cirúrgico e remoção de pontos.

 

 





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA