Linhares ganha empresa pioneira no ramo da falcoaria

A Fire Falcon utiliza falcões e outras aves de rapina para realizar o controle de pragas urbanas, como a infestação de pombos.

Linhares ganha empresa pioneira no ramo da falcoaria
Linhares passou a contar recentemente com uma empresa pioneira na região especializada no controle de pragas urbanas, através do método da falcoaria, com o uso de falcões e outras aves de rapina treinadas. Trata-se da Fire Falcon Soluções Sustentáveis, instalada na Rua Professor Jones, nº 1419, no centro da cidade.

O médico veterinário Dr. Paulo Serra e o biólogo Alexandre Wandenkolken Afonso, especialista em adestramento de aves de rapina, são os responsáveis pelo empreendimento, que já atende a alguns clientes no município, sobretudo empresas.

A Fire Falcon atua com foco principal no controle de pombos em áreas urbanas, utilizando exclusivamente a falcoaria ou cetraria, que é a arte de criar, treinar e cuidar de falcões e outras aves de rapina para a caça. O método, que usa os pássaros predadores para caçar e afugentar os pombos, é ambientalmente correto e sustentável.

Poucas pessoas sabem, mas os pombos, apesar de belos e aparentemente inofensivos, são considerados praga por transmitir a Criptococose, uma doença classificada como micose sistêmica, que ataca os pulmões e o sistema nervoso central, podendo levar à morte. O fungo Cryptococcus Neoformans, presente nas fezes de aves, principalmente dos pombos, é o causador da doença.

De acordo com o Dr. Paulo Serra, a Fire Falcon possui um plantel de oito aves treinadas, sendo dois Falcões de Coleira (Falco Femoralis) e seis gaviões das espécies Calda Branca (Albicaudatus) e Asa de Telha (Parabúteo Unicinctus).

"Temos uma infraestrutura completa de abrigo, repouso, alimentação adequada e espaço para treinamento dos pássaros. Todas as aves têm registro junto ao Ibama e são utilizadas em rodízio, de maneira a não causar stress ou desgaste das mesmas durante as atividades”, explica o biólogo e falcoeiro Alexandre Wandenkolken.

O investimento na atividade não é baixo. Além de todo o aparato no cuidado e manutenção das aves, cada uma chega a custar de R$ 10 mil a R$ 20 mil, dependendo da espécie. A falcoaria é uma atividade indispensável para garantir a segurança de pousos e decolagens em áreas próximas a aeroportos, impedindo a proliferação de pombos e outras aves que possam provocar acidentes com aeronaves. "Como o aeroporto de Linhares está na eminência de ser inaugurado, estamos nos antecipando para atender a essa demanda”, destaca Dr. Paulo Serra, que também é proprietário da PS Clínica Veterinária, referência em Linhares e região.

A Fire Falcon oferece ainda cursos e consultoria personalizada para empresas na área ambiental, além de atuar também no resgate da fauna, através de atividades que promovem a condução ativa de animais que, eventualmente, possam sofrer impactos diretos com a instalação e/ou operação de empreendimentos.

Mais informações e contatos com a empresa podem ser mantidos pelos telefones (27) 99993-0037 e 98805-6440 ou acessando o site www.firefalcones.com.br
 
Fonte: Jornal Terral





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA