Julho Amarelo: Saúde realiza campanha de prevenção das hepatites virais

O objetivo é conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce das hepatites B e C e da vacina contra hepatite B, principal medida de prevenção da doença, já que a mesma encontra-se disponível para a população em geral em todas as 35 unidades de saúde do Município.

Julho Amarelo: Saúde realiza campanha de prevenção das hepatites virais
Para marcar o 28 de julho, Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, e reforçar a necessidade das pessoas buscarem diagnóstico e prevenção destas doenças, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Promoção e Atenção à Saúde (Naps) inicia, na próxima segunda-feira (6), a campanha "Saber salva! Hepatites virais tem cura. Faça o teste!”

O objetivo é conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce das hepatites B e C e da vacina contra hepatite B, principal medida de prevenção da doença, já que a mesma encontra-se disponível para a população em geral em todas as 35 unidades de saúde do Município.

A campanha prossegue até o dia 07 de agosto. Dirigida a jovens, pessoas de 50 anos, gestantes, manicures e tatuadores, profissionais do sexo, dentre outros, a campanha será veiculada no Facebook e Instagram da Prefeitura de Linhares por meio de cards informativos, com dicas sobre testagem, sintomas, formas de contágio e prevenção das hepatites B e C.

As hepatites B e C são doenças infecciosas que afetam o fígado e podem evoluir para a forma crônica, que têm como principais complicações a cirrose hepática e o câncer. Todos os tipos de hepatite podem levar à morte. Causadas por vírus, constituem grave problema de saúde pública no mundo. Milhões de pessoas no Brasil podem ser portadoras desses vírus e não saber.

"A maioria das pessoas portadoras não tem sintomas e não sabe que tem o vírus e que o está transmitindo. Por isso, enfatizamos a importância de ações que reforcem a necessidade das pessoas buscarem diagnóstico e prevenção”, destaca a diretora do Naps, Kessy Bonicenha Brunetti. Ela revela que no ano passado, em 2019, Linhares registrou 25 novos casos de hepatites, sendo 15 de hepatite B e 10 de hepatite C. Até o mês de junho de 2020, foram diagnosticados mais 7 casos de Hepatite B e 06 casos de Hepatite C.

Diante deste cenário, o acesso ao teste rápido é o primeiro passo para o diagnóstico precoce da doença e sua prevenção, pois possibilita interromper a cadeia de transmissão. A realização dos testes em todas as 35 unidades de saúde, bem como no Naps, é de suma importância para que os usuários sejam orientados sobre os métodos de promoção e prevenção das hepatites, contribuindo para um maior controle da doença. Ao receber o diagnóstico do exame positivo, o paciente é referenciado para o programa específico no Naps, que funciona no bairro Colina, no antigo Hospital Talma Drummond Pestana.

Transmissão

A transmissão das hepatites B e C pode ocorrer pelo compartilhamento de objetos contaminados, como lâminas de barbear e de depilar, escovas de dentes, alicates de unha, instrumentos para uso de drogas injetáveis (cocaína, anabolizantes e complexos vitamínicos), inaláveis (cocaína) e pipadas (crack).

Também pode ocorrer pelo uso de materiais não esterilizados para colocação de piercing e realização de tatuagens e por meio de acidentes com exposição a material biológico e procedimentos cirúrgicos, odontológicos e de hemodiálise, em que não se aplicam as normas adequadas de biossegurança. Vale destacar que a transmissão pode ocorrer por intermédio de relação sexual desprotegida, daí a importância do uso do preservativo em todas as relações sexuais.

Programação Julho Amarelo

No dia 08 de julho, o Naps realizará uma ação educativa no centro da cidade, onde haverá a realização de panfletagem e distribuição de insumos, bem como orientações sobre a temática, com a presença do ônibus da saúde. No dia 28 de julho será realizado em frente ao Naps, o dia D de combate às hepatites virais. Na presente ocasião, será disponibilizada uma tenda, com serviços de orientação e testagem, além da distribuição de panfletos educativos e insumos.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA