Jovens têm até o dia 30 para fazer alistamento militar

Saiba como fazer a inscrição e confira os endereços das Juntas Militares mais próximas

Jovens têm até o dia 30 para fazer alistamento militar
O prazo para fazer o alistamento militar obrigatório já está se encerrando. As inscrições, que foram abertas em janeiro deste ano, serão fechadas no próximo dia 30. Devem se alistar todos os brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos até o final deste ano. 
 
As inscrições estão disponíveis no site http://alistamento.eb.mil.br. Quem optar por fazer o processo pessoalmente deve procurar a Junta de Serviço Militar (JSM) do município (confira no box o endereço e telefone das unidades mais próximas).

Para fazer o alistamento, o adolescente tem que ter em mãos o CPF, a carteira de identidade e comprovante de residência.

Quem não se alistar 

O site oficial do governo brasileiro explica que quem não se alistar dentro estipulado fica em débito com o Serviço Militar na situação de "fora do prazo” e fica impedido de: 

- Obter passaporte ou prorrogação de sua validade;
 - Ingressar como funcionário, empregado ou associado em – instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada; 
- Assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios; 
- Prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino; 
- Obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercí cio de qualquer função e licença de indústria e profissão; 
- Inscrever-se em concurso para provimento de cargo público; 
- Exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação; 
- Receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios.

Além dos impedimentos listados, ainda existe uma multa simbólica. Quem não se alistar no exército dentro do prazo estipulado fica devendo uma multa de R$ 4,03, que aumenta por dia de atraso. A multa também só pode ser paga nas agências do Branco do Brasil ou dos Correios.

LINHARES 

Em Linhares a Junta Militar está integrada à Casa do Cidadão, localizada no shopping Pátio Mix, no bairro Movelar. O funcionamento vai de 8h às 13 horas e para esse tipo de serviço o estacionamento é de graça. O telefone é o (27) 3372-2091.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA