INSS investiga fraude e convoca 3.400 capixabas para explicar licença médica

Previdência investiga possíveis fraudes na concessão do benefício e vai fazer perícia para decidir se segurados têm direito à ajuda

INSS investiga fraude e convoca 3.400 capixabas para explicar licença médica
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) investiga possíveis fraudes e pagamentos indevidos a beneficiários do auxílio-doença e convoca, a partir do mês que vem, 3.400 profissionais afastados do trabalho no Estado para dar explicações. 

O Ministério da Economia prevê a revisão de mais de 170 mil benefícios entre agosto e dezembro, sendo que 3.400 serão no Estado, conforme especialistas. Quem for chamado deve agendar o exame em até 30 dias e, em seguida, comparecer à agência onde a perícia será feita, na data e hora marcadas. 

A advogada e coordenadora estadual do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), Maria Regina Couto Uliana, explicou que a operação é uma forma de avaliar a capacidade do segurado de retornar ao trabalho e, assim, verificar se o benefício deve ser mantido ou suspenso. 

No entanto, ela defende que a operação seja feita não só para cortar gastos – isto é, que deve ser baseada em critérios claros e justos. "É importante que revejam não só para cortar benefícios dos segurados, mas para ver aqueles que realmente precisam do benefício para manter sua sobrevivência; daqueles que realmente não podem trabalhar mais”, pondera. 

As convocações para a perícia já começaram a ser feitas e são enviadas por meio de cartas comuns remetidas aos endereços cadastrados. Os segurados também poderão ser convocados pela rede bancária ou, ainda, por meio eletrônico ou por edital em Diário Oficial. 

Fonte: Tribuna Online





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA