Impasse em obra na BR-101 é pauta em comissão da Assembleia Legislativa

Construção de contorno em área de reserva ambiental no trecho Norte da rodovia foi um dos pontos na pauta da reunião do colegiado

Impasse em obra na BR-101 é pauta em comissão da Assembleia Legislativa
A polêmica da duplicação da rodovia federal BR-101, sob responsabilidade da ECO 101, voltou a ser tema de comissão especial que trata do assunto na Assembleia Legislativa (Ales). Em reunião extraordinária virtual, realizada na última quinta-feira (02), para apresentação de relatório das atividades pela concessionária, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a ECO 101 não chegaram a um acordo.

A questão é o licenciamento ambiental para a duplicação da rodovia dentro da Reserva Biológica (ReBio) de Sooretama. O Ibama concedeu licença-prévia para a ECO 101 continuar com seu planejamento de duplicação no trecho que vai da Serra até João Neiva. Entretanto, condicionou a construção de um contorno que começa antes de Linhares e termina depois da reserva de Sooretama.

Contorno

O presidente da Comissão Especial de Fiscalização da Concessão da BR-101, deputado Gandini (Cidadania), entende que a licença prévia coloca uma série de condicionantes e questionou qual é a expectativa da concessionária quanto ao passo seguinte, que é a licença para a execução da obra.

O diretor-superintendente da concessionária ECO 101, responsável pela rodovia federal BR-101, Júlio Cesar Moreira Amorim, afirmou que a empresa já respondeu a todos os questionamentos do Ibama, com exceção de um ponto referente ao contorno que sai antes de Linhares até depois da ReBio de Sooretama que, segundo ele, foi apresentado agora.

"Nós entendemos que são coisas distintas. A avaliação do empreendimento é feita como um todo. Nós podemos seguir com a duplicação do trecho Serra-João Neiva e de forma concomitante que a gente supere esse ponto (o contorno) junto ao Ibama, à ANTT e Ministério (da Infraestrutura)”, opinou.

A ECO 101 quer discutir a construção do contorno em separado. Mas para Marcos Bruno Malaquias Ferreira, analista ambiental do Ibama, ao contrário, o licenciamento contempla o trecho todo, incluindo o contorno, ou seja, toda a obra deve ser executada.

Para Gandini, Sooretama é um ativo ambiental importante para o Espírito Santo e, no contexto do debate ambiental sobre os cuidados com o planeta, o deputado sugeriu que seja feito um estudo para a construção de uma alça Oeste, em vez de atravessar a reserva. Ele entende que a alça rodoviária pode criar um novo eixo econômico no estado e não afetaria a reserva ambiental.
 
Fonte: Correio do Estado




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