Idoso é atacado por dois cachorros durante caminhada no Novo Horizonte

Segundo a neta, o avô, que tem diabetes, foi mordido pelos animais no pescoço, no braço e na perna. Ele foi atendido no Hospital Rio Doce e se recupera em casa

Idoso é atacado por dois cachorros durante caminhada no Novo Horizonte
Enildo Passos Barcelos, de 72 anos, foi atacado por dois cachorros na manhã desta terça-feira (11) quando caminhava no bairro Novo Horizonte. Segundo a neta e advogada Thaiana Passos Pio, o avô é diabético e, devido aos ferimentos foi levado para o hospital. Ele passou por uma nova consulta nesta quinta-feira (13) e foi orientado a prolongar o antibiótico e começar a tomar anti-inflamatório, além de remédio para dor.

Thaiana contou que o avô saiu cedo para caminhar na terça quando tuco aconteceu. "Ele saiu cedinho na manhã de terça aqui no bairro e foi atacado pelos dois cachorros quando estava voltando, a três quadras daqui de casa”, explica.

Thaiana disse que os animais estavam na rua e sem focinheira. O avô tentou se desvencilhar, mas acabou sendo mordido em várias partes do corpo e teve a roupa rasgada. "Ele foi mordido no pescoço, o que poderia ser fatal, na perna e no braço, com uma mordida profunda que atingiu o músculo”, conta.

Segundo a neta, Enildo só parou de ser mordido quando a dona dos cachorros chegou e retirou os animais. Ela se ofereceu para levá-lo a farmácia, mas, no momento ele recusou e disse que queria ir para a casa da família. "Ela levou ele para a nossa casa, minha quis que ele fosse para o hospital, então a dona dos cachorros levou ele para o Hospital Rio Doce, para os primeiros socorros”, explicou a neta.

De acordo com a Thaiana, um dos animais é da raça American Sttafordshire Terrier, uma remodelagem do Pit Bull, oriunda dos Estados Unidos. 

Enildo foi atendido no hospital e liberado para se recuperar em casa. De acordo com a neta, ele continua diariamente com os cuidados por conta dos curativos e infecção. 

Para além dos ferimentos, fica o medo. "O medo agora é de alguma infecção e também de sair na rua, medo disso acontecer com mais alguem”, afirma. 

Thaiana, que é advogada, afirma que no início só pensaram na saúde de Enildo, mas, agora com a cabeça esfriando, a família estuda quais medidas tomar contra a dona dos cachorros.

Tutora dos Animais é Notificada

A Unidade de Vigilância de Zoonozes (UVZ) informa que Enildo foi imunizado com vacina antirrábica, e que acompanhará os animais por 10 dias, conforme protocolo antirrábico, para averiguar sinais de raiva.

A UVZ orientou Enildo a lavrar um Boletim de Ocorrência na Delegacia Regional de Linhares, por se tratar de agressão física. A tutora foi notificada quanto à necessidade de utilizar focinheira nos animais e não mantê-los soltos em via pública.

A Unidade ressalta que recolhe apenas animais errantes em vias públicas, no caso de maus-tratos ou quando os animais apresentam riscos à saúde da população com alguma doença zoonótica.

Fonte e Foto: A Gazeta





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA