Guarda Civil Municipal de Linhares comemora 54 anos de história nesta quinta (10)

A corporação, que é composta por um efetivo de 202 guardas, atua diariamente na segurança do patrimônio público, proporcionando também ações de prevenção à violência nas escolas e manutenção da ordem em espaços públicos, dando suporte às atividades da Polícia Militar.

Guarda Civil Municipal de Linhares comemora 54 anos de história nesta quinta (10)
Na próxima quinta-feira, dia 10 de outubro, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Linhares completa 54 anos de grandes trabalhos prestados à sociedade linharense. A corporação, que é composta por um efetivo de 202 guardas, atua diariamente na segurança do patrimônio público, proporcionando também ações de prevenção à violência nas escolas e manutenção da ordem em espaços públicos, dando suporte às atividades da Polícia Militar.

No último ano, com o objetivo de aprimorar as ações de segurança preventiva e de preservação do patrimônio público, o prefeito Guerino Zanon entregou 12 novos veículos e uma academia para atividades físicas à Guarda Civil Municipal (GCM). O prefeito também entregou cinco novas viaturas ao agrupamento de proteção comunitária da GCM para fortalecer as ações de prevenção em todo o município.

"É imprescindível fortalecermos a nossa Guarda Civil Municipal, melhorando sua estrutura e dando a ela condições dignas de trabalho. Nós temos orgulho dos homens e mulheres que integram a nossa Guarda. São 202 servidores dedicados que prezam pela segurança do nosso patrimônio público, da nossa comunidade escolar. Então, só temos que parabenizá-los por todo esse trabalho em prol do cidadão linharense”, destaca o prefeito Guerino Zanon.

As novas viaturas representam uma expressiva melhoria da qualidade do trabalho de preservação do patrimônio público e de contribuição para a contenção da violência. A área de segurança do município tem recebido constantes investimentos como novos uniformes, que devem ser entregues aos agentes ainda nesta semana.

Atuação

De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, de janeiro a setembro deste ano, a Guarda Civil Municipal realizou 720 atendimentos, desde suporte a ações da Polícia Militar, abordagens sociais e ambientais, blitze educativas a eventos públicos e ações sociais.

"Nós temos uma grande preocupação de fazer um trabalho de guarda cidadã. E hoje, a participação da Administração Municipal na área de segurança é efetiva. Linhares tem se destacado no Estado como a cidade que mais investe na segurança pública. E quando falamos em Guarda Municipal, nós não estamos falando em uma entidade apenas do Município, estamos falando de uma entidade que presta serviços à comunidade, cuja finalidade é a segurança pública”, diz o secretário Municipal de Segurança Pública, Coronel Jones da Silva de Freitas Mattos.

Além disso, a Guarda Civil Municipal se aproxima da comunidade por meio dos projetos sociais como e o Preci – Programa de Resistência e Cidadania, que auxiliam na formação cidadã de 1.400 crianças e adolescentes da rede municipal de ensino. A intenção da Secretaria Municipal de Segurança Pública é ampliar o atendimento, no próximo ano, para 5.000 estudantes, inclusive da rede estadual de ensino.

Guarda armada

Conforme Coronel Jones, uma das preocupações desta gestão é armar a Guarda Civil Municipal, a fim de garantir maior efetividade no suporte às ações preventiva e repressiva da Polícia Militar. Segundo o secretário, há pouco mais de dois anos tramita o processo para o convênio, que deve ser firmado com o Governo do Estado, e que garantirá treinamento e equipamentos de segurança aos guardas municipais de Linhares.

"O processo já está pronto, aprovado pela Procuradoria Geral do Estado, e já passou pela Acadepol (Academia de Polícia Civil do Espírito Santo). Hoje, dependemos apenas do aval do governador Renato Casagrande. Há 15 dias nos reunimos com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Erick Musso, para também nos ajudar. O deputado federal Da Vitória, da mesma forma, está empenhado neste processo. E nós estamos otimistas que, dentro dos próximos dias, nós teremos o aval para que a Acadepol possa dar esse curso à Guarda Municipal”, frisa o secretário.

Atendimento 24h

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Linhares atua 24 horas por dia e pode ser acionada pela população por meio do telefone 153. O videomonitoramento da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social também permanece em atividade, com 68 câmeras distribuídas em pontos estratégicos cidade, inclusive no interior, como no distrito de Bebedouro.

Qualquer caso de arrombamento, assalto ou situação emergencial deve ser comunicado ao telefone 153 para que as equipes da Guarda Civil Municipal tenham ciência e possam ser enviadas para prestar o socorro. Embora o atendimento esteja disponível, a Guarda pede bom senso para que a população faça a ligação apenas quando realmente necessário.

História da GCM

No ano de 1965, durante a gestão do então prefeito Antenor Elias, foi criada a Guarda Civil Municipal (GCM) de Linhares, subordinada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social. Atualmente, a GCM conta com um efetivo de 202 agentes.

Além de manter ações bem-sucedidas de atuação em forma de patrulhamento preventivo e o policiamento comunitário em todas as regiões da cidade, a Guarda Civil Municipal também zela pelo patrimônio público e apoia as forças de segurança do Estado em ações de prevenção e combate à violência.

A princípio, exercia apenas uma função voltada à defesa do patrimônio público municipal, com patrulhamentos das unidades de ensino, saúde, lazer e demais estruturas da Prefeitura de Linhares, além de orientar e proteger os agentes e usuários desses serviços.

No entanto, a Guarda Civil Municipal teve seu campo de atuação ampliado, a partir de janeiro de 2017, com base nas determinações da Lei Federal nº 13.022/2014, que dispõe sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais no país.  A mudança tornou a Guarda Civil Municipal cada vez mais empenhada na manutenção da ordem pública também em espaços externos, localizados no entorno dos prédios da Prefeitura.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA