Fenômeno no céu chama atenção em Linhares

Moradores tiraram fotos e filmaram o céu no final da tarde desta quarta-feira (24); coordenador do Incaper explica o fenômeno

Fenômeno no céu chama atenção em Linhares
Os linharenses puderam apreciar no fim da tarde desta quarta-feira (24) um belo fenômeno ótico chamado pela meteorologia de Dispersão de Rayleigh. Encantado, o morador Maiki Butkovsky, de 33 anos, fez um vídeo e pediu explicação. "Algue´m sabe dizer sobre este fenômeno? Estou até gravando um vídeo para não parecer edição de foto. Olha aí, fenômeno diferente”, disse.

Uma outra linharense também fez fotos. "Ao sair do escritório, ainda no pátio da empresa onde trabalho, me deparei com essa perfeição”, descreveu Gaby Rodrigues, que fez os registros no bairro Movelar.

De acordo com o coordenador de meteorologia do Incaper, Hugo Ramos, o fenômeno ótico registrado é responsável pela cor azul do céu durante a maior parte do dia. "Ele explica o que acontece durante o nascer ou pôr do sol e, de forma mais intensa, nas camadas mais baixas da atmofesra, especialmente na presença de nuvens. O chamado Espalhamento Rayleigh é resultado da dispersão da luz solar por partículas muito menores na atmosfera, nas horas em que o céu está mais elevado”, afirmou.

E para quem ficou curioso com o nome, Hugo Ramos também revelou: "Dispersão Rayleigh é uma homenagem ao matemático e físico inglês John William Strutt, conhecido como Lord Rayleigh, pesquisador dos fenômenos ondulatórios”, finalizou.

Fonte: A Gazeta. 





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA