Farol de Regência será entregue novinho em folha após ser restaurado, no dia 5 de junho

Farol de Regência será entregue novinho em folha após ser restaurado, no dia 5 de junho

Farol de Regência será entregue novinho em folha após ser restaurado, no dia 5 de junho

Patrimônio cultural tombado pelo Governo do Espírito Santo desde 1998, o Farol do Rio Doce, instalado em Regência, está sendo restaurado a partir de uma parceria entre a Prefeitura de Linhares, Governo do Estado e Associação de Moradores de Regência (AMOR). A mineradora Manabi também participou do projeto. A entrega do farol revitalizado e novinho em folha será realizada dia 5 de junho, a partir das 18 horas, em frente à cúpula do Farol. O serviço é um desejo antigo dos moradores e visitantes da vila.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Roberto Cordeiro, foram investidos R$ 52 mil para a realização de serviços de remoção de ferrugem, troca de peças danificadas pela ação do tempo e aplicação de produtos antiferrugem. "Além de melhorar as condições do farol, a reforma contribui para a manutenção da história do município tendo em vista que o Farol está diretamente ligado à história do próprio Caboclo Bernardo", afirma o secretário.

Saiba mais:

Construída pela Marinha, oficialmente chamado de Farol do Rio Doce, a estrutura foi instalada em Regência no dia 15 de novembro de 1895. O farol têm 30 metros de altura, lentes refletoras e mecanismos de iluminação, que sinalizavam para embarcações situadas em uma área de até 17 milhas da costa. Em 1998, o monumento foi tombado pelo Governo do Estado. Em 1998, a Associação de Moradores de Regência pede o tombamento do farol, alegando ser ele o representante de toda transformação geográfica, histórica, cultural e econômica do Rio Doce e da Vila de Regência. A associação temia a derrubada do antigo farol pela Marinha para a construção de um novo. 





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA