Exemplo de dedicação: casal cria e cuida de jardim de escola no bairro Santa Cruz

Há mais de 10 anos o casal João André Tótola e sua esposa Deozina Maria dos Santos Tótola, cuidam do jardim e estão sempre dispostos a ajudar a escola

Exemplo de dedicação: casal cria e cuida de jardim de escola no bairro Santa Cruz
Sorriso no rosto, olhar sempre atento, muita disposição e vontade de sobra para ajudar as pessoas e o meio ambiente. Assim é o senhor João André Tótola (64), mais conhecido como 'Tótola', "Amigo da Escola" no Ceim Alegria do Saber, em Santa Cruz, que junto à sua esposa Deozina Maria dos Santos Tótola (56) cultiva há mais de 10 anos o jardim que fica em frente à escola, plantado por eles. O casal mora no bairro há mais de 30 anos e é exemplo de cidadãos que fazem a diferença na sociedade.

Olhando para as árvores plantadas no jardim, o comerciante aposentado, liderança comunitária no bairro, se emociona ao lembrar como essa história começou. "Quando construíram o Ceim, na gestão do prefeito Guerino, a empreiteira colocou grama na frente que foi se deteriorando e a comunidade jogando lixo no local. Aí, tivemos a ideia de plantar essas árvores para embelezar a escola e fazer sombra para as crianças que esperavam com seus pais no sol até começar as aulas", contou.

"Conheço Tótola há vários anos e fico muito feliz em saber do carinho e dedicação que ele tem com a escola. Que o exemplo desse casal seja compartilhado por outros moradores", disse o prefeito Guerino Zanon.

Dia sim, dia não, eles molham as árvores, também varrem, capinam ao redor e podam sempre que necessário. O que move o casal, segundo eles, é o amor, apontando para a placa que a filha colocou com os dizeres "Cuide do jardim que é de Deus". "Eu me sinto muito feliz ajudando, sinto muito amor pelas pessoas e pela natureza, porque vejo Deus em tudo isso. Morei na minha juventude em Rio Bananal e era professor na zona rural. Uma das minhas maiores alegrias foi plantar um pé de jamelão e vê a felicidade das crianças ao ver crescer, dar frutos e comer. Desde essa época, já me dedicava a trabalhos voluntários", falou, lembrando que as mudas das árvores foram eles mesmo quem produziram no quintal de casa.

Orgulhoso e cheio de simplicidade, o senhor Tótola contou que tudo sempre foi feito com muito carinho, assim como a horta que estão ajudando a escola a montar. "Fizemos os canteiros e a escola está preparando as mudas, aí vou ensinar as crianças a plantar e cuidar da hortinha", falou. 

A pedagoga da escola, Sueli Machado Batista, explicou que agora ele também participa do projeto de sustentabilidade "Minhas Ações, Meu Futuro". "Eles já deixaram os canteiros prontos e vão trazer a terra para o plantio. As mudas de hortelã, alecrim e feijão estão sendo cultivadas pelos alunos com a ajuda dos professores e depois o senhor Tótola vai ensinar a plantar e orientar como cuidar. Ele é um voluntário muito importante para a escola e para a comunidade, visto que muitas árvores no bairro foram plantadas por ele. Temos um carinho muito grande por ele e a esposa, um casal muito solidário e que está sempre de prontidão a nos ajudar em tudo que a escola precisa", explicou.

Homenagem

Toda essa dedicação foi reconhecida pelo Ceim Alegria do Saber: o jardim recebe agora o nome do casal, uma homenagem feita na abertura do projeto de Meio Ambiente desenvolvido na escola. Eles ganharam até um certificado que fazem questão de mostrar, que os reconhecem como "Semeador de Lindezas".




COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA