Estudo sugere que coronavírus já circulava no ES em dezembro de 2019

Anticorpos para Covid-19 foram identificados na amostra de um paciente com suspeita de arbovirose, cujo exame foi realizado em 18 de dezembro daquele ano.

Estudo sugere que coronavírus já circulava no ES em dezembro de 2019
Embora o Espírito Santo tenha registrado, oficialmente, o primeiro caso de coronavírus no fim de fevereiro de 2020, análises feitas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) em amostras de sangue coletadas em pacientes com suspeitas de arboviroses, como dengue e chikungunya, apontam que o coronavírus já circulava no estado em dezembro de 2019.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, a expansão da pandemia de coronavírus foi acompanhada pelo aumento dos casos de arboviroses, em especial na Grande Vitória. "As arboviroses transcorrem com síndromes febris, que também são características da evolução da doença por covid-19, o que nos levou a levantar algumas questões no que diz respeito que alguns casos de arboviroses, na verdade, poderiam ser de covid-19”, disse o secretário, em entrevista coletiva realizada nesta terça-feira (12).

 A partir de pesquisas sobre a presença de anticorpos IgG específicos para SARS-COV-2 (Covid-19), em amostras de infecção por arboviroses, foi constatado, por meio de testes do Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (LACEN/ES), que de 7.310 amostras, 210 testaram positivo para coronavírus, sendo que a primeira amostra foi coletada em 18 de dezembro de 2019. "Tivemos um total de 16 amostras com anticorpos presentes para SARS-COV-2 anteriores ao primeiro caso brasileiro”, revelou o secretário de Saúde.

Como a análise é feita por meio da identificação dos anticorpos IgG, que só aparecem dias após a pessoa ter sido infectada, tudo indica que o coronavírus já estivesse no corpo da paciente ainda antes do dia 18. A cidade onde a amostra foi coletada não foi revelada, pois trata-se de um dado sigiloso da pesquisa. 





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA