Escolas da rede municipal terão sistema de alarmes e câmeras em Linhares

Todas as unidades de ensino localizadas do município receberão o sistema de segurança. A previsão é de que o serviço seja concluído em até seis meses

Escolas da rede municipal terão sistema de alarmes e câmeras em Linhares
Para reforçar a segurança patrimonial na rede municipal de ensino de Linhares teve início a instalação do sistema de alarmes e câmeras de videomonitoramento nas escolas. A primeira unidade de ensino a receber os equipamentos foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Prefeito Roberto Calmon, no bairro Aviso, local onde as equipes se concentram neste momento realizando a instalação.

Além do sistema, duas viaturas estarão em pontos estratégicos para atender essas demandas, somando as que já fazem, diariamente, a ronda ostensiva nas escolas. Todas as unidades de ensino localizadas do município receberão o sistema de segurança. A previsão é de que o serviço seja concluído em aproximadamente seis meses.

A iniciativa é uma parceria entre Secretaria de Educação e Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Linhares. O secretário coronel Jones da Silva Mattos explicou como funcionará o sistema que permitirá que a imagem seja disponibilizada em tempo real para a Central de Videomonitoramento, da Prefeitura de Linhares.

"Se alguém adentrar à unidade de ensino, o sensor vai disparar e alarmar na Central de Videomonitoramento, onde será acessada às imagens e acionada uma equipe operacional da Guarda Civil Municipal para se deslocar ao local e atender a ocorrência. O serviço fortalecerá o trabalho de videomonitoramento já realizado no município”, disse o secretário.

 Ampliação da segurança

A diretora da Emef Prefeito Roberto Calmon, Maria Neliceia Bernardo, comentou sobre a importância desse serviço. "Temos uma câmera instalada, mas ela não dá conta, porque a escola é muito grande e não tem alcance em todos os espaços. Nossa escola já foi alvo de invasões e tentativa de arrombamento e, com esse sistema, vamos ampliar a segurança, principalmente nos finais de semana”, disse a diretora.

A secretária municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, destacou que esta era uma ação muito esperada pela rede municipal de ensino. "Essa é uma ação preventiva que consiste não somente na instalação de câmeras, mas também de sensores de presença que serão gerenciados pela Secretaria de Segurança. De todas as providências tomadas até agora no sentido de proteger a comunidade escolar e o patrimônio público, essa é a mais eficiente”, ressaltou a secretária.

Na quinta-feira (23), foi realizada uma reunião online com os diretores para que a empresa que está instalando os equipamentos apresentasse o sistema e seu funcionamento.




COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA