ES lança programa de qualificação profissional gratuita com mais de 8.200 vagas em 43 cursos

O objetivo do programa é promover a qualificação profissional com foco no empreendedorismo, na empregabilidade e na inovação. Inscrições vão até 26 de maio.

ES lança programa de qualificação profissional gratuita com mais de 8.200 vagas em 43 cursos
O governo do Espírito Santo lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa Qualificar ES, abrindo as primeiras inscrições para os cursos gratuitos de qualificação profissional nas modalidades presencial, semipresencial e a distância. Ao todo, são 8.210 vagas distribuídas em 43 opções de cursos nas três modalidades. O objetivo do programa é promover a qualificação profissional com foco no empreendedorismo, na empregabilidade e na inovação.

O Qualificar ES é realizado em conjunto com o Programa Estado Presente em Defesa da Vida, atuando nos bairros com alta vulnerabilidade social, visando a redução da criminalidade. Atenderá, ainda, os cidadãos de todo o Espírito Santo, que desejam se qualificar para o mercado de trabalho.

A meta da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) é ofertar 170 mil vagas até o ano de 2022. "Ter uma qualificação não significa que o emprego está garantido, porém, é um caminho que permite a pessoa ter uma ocupação e poder desenvolver seu talento, sua capacidade. A qualificação é um passaporte ao emprego", afirmou o governador Renato Casagrande.

O governador destacou ainda o foco no desenvolvimento equilibrado e inclusivo. "Quando a vaga surge, sai na frente quem tem o curso, quem está qualificado para aquela vaga. Mulheres, indígenas, comunidade LGBT, são segmentos da sociedade que necessitam de atenção e estamos com formações especializadas em cada segmento, de acordo com a necessidade. Quanto mais estabilidade financeira a mulher tem, menos suscetível a agressão ela estará”, comentou.

Como vai funcionar o programa

O programa visa ampliar as possibilidades de empreendedorismo e renda para os cidadãos capixabas e fornecer subsídios para sua inserção ao mundo do trabalho, através de cursos de qualificação profissional gratuitos de até 200 horas que atendem a vocação econômica das regiões do Espírito Santo e fomentam a economia criativa.

"Queremos alcançar os capixabas de todas as regiões do Estado, por isso a ideia de oferecer opções de cursos a distância, em que o cursista pode estudar de onde estiver, presenciais e semipresenciais”, destacou a titular da Secti, Cristina Engel.

Para o cidadão se inscrever, basta acessar o site do Qualificar ES, ter o cadastro no Acesso Cidadão e preencher corretamente o formulário de inscrição. As inscrições de todos os cursos têm início nesta quarta-feira (15) e terminam no dia 26 de maio. A seleção será por ordem de inscrição.

As 8.210 vagas estão distribuídas em:

4.510 vagas em 31 cursos presenciais de até 120 horas nos municípios de Vitória, Serra, Cariacica, Viana, Vila Velha, Guarapari e Aracruz.
3.500 vagas em 10 opções de cursos a distância (on-line) de 120 horas.
200 vagas em dois cursos semipresenciais de 200 horas, sendo 16 horas presenciais e 184 horas a distância.
Os cursos à distância serão realizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), disponibilizado no site do programa e os cursistas terão acesso às vídeoaulas, apostilas para download, fóruns e muito mais. Já os cursos semipresenciais contarão com encontros presenciais já definidos no edital e aulas on-line, também por meio do AVA.

De acordo com os editais dos cursos, os requisitos são diferentes para participar em cada modalidade: nos cursos presenciais basta o interessado ser residente prioritariamente no bairro em que os cursos serão realizados e ter mais de 16 anos.

Já nos cursos a distância, além da idade, o candidato tem que ter acesso à internet. Nos cursos semipresenciais o capixaba tem que ser profissional da área da educação. Para ler os editais basta acessar o site do programa.

Ramificações do Qualificar ES

No lançamento, a Secti também divulga duas ramificações do programa: o Qualificar ES Mulher e o Qualificar ES Indígena.

O Qualificar ES Mulher acontece em consonância com o Programa Agenda Mulher do Governo do Estado e oferece cursos presenciais para o público feminino, estimulando o empoderamento da mulher capixaba e incentivando o empreendedorismo. Os cursos são:

Maquiagem – 25 vagas
Design de Sobrancelhas – 25 vagas

Ambos com 120 horas e realização no bairro Piedade, em Vitória. Para participar a candidata tem que ter mais de 16 anos e residir no município.

Já o Qualificar ES Indígena acontece em parceria com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos (Sedh). O segmento vai atuar nas comunidades indígenas capixabas com cursos presenciais de fomento ao empreendedorismo.

Nesta primeira oferta estão disponíveis os cursos de:

Segurança do Trabalho – 30 vagas
Gestão de Projetos – 30 vagas

Os dois cursos têm 120 horas e serão realizados na Associação Indígena Tupininkim e Guarani, em Santa Cruz, Aracruz.
 
Fonte: G1/ES.









COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA