Enem é adiado para 30 a 60 dias após data prevista; inscrições continuam até 22 de maio

Na manhã desta quarta-feira (20), o ministro da Educação, Abraham Weintraub, sugeriu, em postagem no Twitter, que o Exame fosse adiado

Enem é adiado para 30 a 60 dias após data prevista; inscrições continuam até 22 de maio
O Mec (Ministério da Educação) e o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) decidiram nesta quarta-feira (20) adiar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) devido às dificuldades trazidas pela pandemia do novo coronavírus.

As provas que estavam previstas para serem realizadas em novembro devem ser remanejadas para dezembro ou janeiro.

Na manhã desta quarta-feira (20), o ministro da Educação, Abraham Weintraub, sugeriu, em postagem no Twitter, que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) fosse adiado. 

"Diante dos recentes acontecimentos no Congresso e conversando com líderes do centro, sugiro que o Enem seja adiado de 30 a 60 dias. Peço que escutem os mais de 4 milhões de estudantes já inscritos para a escolha da nova data de aplicação do exame", escreveu Weintraub em sua rede social.

Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, o Senado Federal aprovou na terça-feira (19) o texto-base do projeto que suspende a realização da prova. A proposta não estabelece uma nova data, mas prevê que processos seletivos como o Enem devem ser postergados enquanto durar o estado de calamidade decretado por conta da pandemia. O projeto agora passará por votação na Câmara dos Deputados antes de ir á sanção presidencial.

Em nota divulgada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), fica esclarecido também que as inscrições seguem até 22 de maio.
 
Atento às demandas da sociedade e às manifestações do Poder Legislativo em função do impacto da pandemia do coronavírus no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC) decidiram pelo adiamento da aplicação dos exames nas versões impressa e digital. As datas serão adiadas de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais.

Para tanto, o Inep promoverá uma enquete direcionada aos inscritos do Enem 2020, a ser realizada em junho, por meio da Página do Participante. As inscrições para o exame seguem abertas até as 23h59 desta sexta-feira, 22 de maio."





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA