Eleição de diretores nas escolas municipais acontece no próximo dia 26

A votação acontecerá no dia 26 de novembro das 7h às 17h30, na sede de todas as escolas onde houver candidato (s). O processo se dará por eleição direta e secreta.

Eleição de diretores nas escolas municipais acontece no próximo dia 26
Em Linhares, está em andamento o processo de eleições diretas de diretores das escolas da Prefeitura. A votação acontecerá no dia 26 de novembro das 7h às 17h30, na sede de todas as escolas onde houver candidato (s). O processo se dará por eleição direta e secreta, com a participação de todos os segmentos da comunidade escolar, sendo o voto de cada eleitor cadastrado, considerado único e com o mesmo peso para efeito de votação e de apuração. Os candidatos eleitos serão conhecidos no dia 27 de novembro.

Terão direito ao voto alunos maiores de 16 anos completos até o dia do pleito, regularmente matriculados na escola; os integrantes do Magistério e os demais servidores públicos em efetivo exercício na escola até o dia do pleito; pai, mãe ou responsáveis legais de aluno menor de 16 anos, regularmente matriculado na escola, até o dia do pleito.

A eleição é instituída pela Lei nº. 2.910, de 15 de dezembro de 2009, em conformidade com a Lei nº 3.750, de 10 de abril de 2018.  A data do início do mandato e entrega do termo de posse dos candidatos eleitos serão no dia 27 de janeiro de 2020.

A secretária de Educação de Linhares, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, destacou que o diretor escolar é um profissional cujas atribuições vão muito além das que são descritas como sendo próprias de um cargo de direção, uma vez que para gerir uma instituição é necessário estar totalmente focado em conseguir a adesão da equipe pedagógica e administrativa para executar o Plano de Desenvolvimento Institucional e o Projeto Político Pedagógico da escola. "É necessário que o diretor tenha expertise em gestão de conflitos, financeira, mercadológica e de emoções, e conhecer a legislação para ser assertivo nas decisões”, falou.

"É necessário o diretor também ser um bom ouvinte, ser articulado com a comunidade a qual a escola está inserida, ser referência em atitudes e comportamentos, ser amigável para que o clima seja favorável ao aprendizado. Que todos os diretores se sintam orgulhosos de sua função, tendo visto que da sua capacidade de gestão depende a aprendizagem dos alunos, o aprimoramento dos profissionais da educação e o envolvimento da comunidade escolar como fator determinante para o uma educação efetiva. Por isso também que a escolha democrática, com a eleição, é tão importante”, acrescentou a secretária.

Uma Comissão Eleitoral foi formada com o objetivo de organizar e coordenar o processo eleitoral na rede pública Municipal de ensino. É composta por um representante da Secretaria Municipal de Educação; um representante dos professores indicados pela entidade de classe; e pedagogo que pertença ao quadro da rede municipal de ensino; um técnico – administrativo que pertença ao quadro da rede municipal de ensino; um representante dos pais ou responsáveis legais eleitos por seus pares em Assembleia Geral.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA